Como navegar no portal Nova Era

O Portal Nova Era possui muitas novidades para facilitar seu acesso e navegação.

Como todo bom espírita, nosso portal também gosta de explicar em detalhes e com argumentos essa nova navegação entre centenas de conteúdos, suas funcionalidades e utilidades. O portal Nova Era é responsivo para desktop e smartphone para oferecer a melhor experiência na navegação de seus visitantes.

Nosso objetivo é que você utilize este projeto para se informar, conhecer a Doutrina dos Espíritos e também para seus estudos. Temos vários tipos de conteúdo: textos, fotos, vídeos, documentos, citações, passagens de livros, etc. E uma boa organização é essencial para aproveitar ao máximo o Portal Nova Era e também para não se perder.

Este tutorial tem como objetivo principal apresentar essas novidades. A considerar que o novo projeto é totalmente intuitivo e amigável, para você preencher seus momentos com conteúdo de qualidade. Lembrando que agora você pode tê-lo no celular de uma forma bem produtiva. Portanto, aproveite tudo que você queira e caso precise de uma orientação, entre em contato.

Vamos lá?

1 – Conheça a home e detalhes de navegação

Menu e submenus

O topo do novo portal Nova Era, que traz uma das paletas de cores da videira, contém a identificação da casa, a data de sua presença na internet e uma potente ferramenta de busca que você pode (e deve) utilizar à vontade.

Toda a navegação do portal é facilitada por menus e submenus. Ao clicar sobre um dos itens do menu, ou você é levado para uma página do conteúdo correspondente ou para a lista de submenus. Os submenus são identificados com a marca .

De forma resumida, faz parte do menu:

Início
Sempre que você clicar retorna para home.

Quem somos
O “Quem somos” é um submenu com itens para conhecer a história da Casa e outras informações da entidade.

Agenda de Palestras
Leva você diretamente à programação de palestras do mês.

Atuação
Um submenu que abre todo o acesso aos trabalhos realizados na Casa Nova Era separadamente.

Para saber mais
Possui vários itens e conteúdos destacados para conhecer em profundidade o Espiritismo.

Canais
Canais de conteúdo em destaque do site divididos por temas.

Especiais
Canais especiais criados sempre que forem necessários de forma dinâmica.

Atendimento Online
Página de formulário para atendimento dos internautas.


Área de manchetes

A área de manchetes é o que está acontecendo de mais recente ou de interessante no momento acessado. Essa área é composta por cinco conteúdos dos mais diversos temas.

O que contém cada módulo da manchete.

De forma geral contém dois links. 1- Ao clicar sobre o título, leva diretamente ao conteúdo. 2- Ao clicar sobre o tema (acima do título), leva para o canal em que estão reunidos todos os conteúdos desse tema.


Área “Em pauta”

A área em pauta reúne o que ainda possui relevância para o momento de acesso à Home, organizado, na maioria da vezes, por data de publicação.

conteúdos

A seção “Em pauta” reúne na Home 12 conteúdos relevantes do momento. Ao final desse bloco, o usuário tem o link “+ News” para acessar uma página que reúne todos os conteúdos publicados por data e paginados.

O que contém cada módulo do “Em Pauta”.

Quase igual ao outro módulo. 1- Ao clicar sobre o título, leva diretamente ao conteúdo. 2- Ao clicar sobre o  tema (acima do título), leva para o canal em que estão reunidos todos os conteúdos desse tema. 3 – Um pequeno resumo, ou início do texto.


Canais do momento

“Canais do Momento” é uma funcionalidade para os editores indicarem canais com temas importantes para edição. Os canais indicados aparecem em todas as páginas. Eles podem mudar conforme o critério da edição.


Destaques

A área Destaques segue o mesmo critério, só que agora é relativo a páginas de conteúdo que merecem atenção e também aparecem como chamada no footer (parte final)  de todas as outras páginas. Podem mudar conforme a edição.


A frase

A frase é uma funcionalidade que reúne diversas frases de espíritas e de colunistas. Aparece em todas as outras páginas e MUDA aleatoriamente a frase conforme a navegação, trazendo para os leitores gotas de beleza e consciência em forma de reflexões. Pode também conter links para conteúdos.


Newsletter, Novas inclusões,  10+da semana

E lá vêm mais links e novidades: aqui você tem um quadro das novas inclusões e também um ranking semanal dos 10 conteúdos mais acessados. Caso você queira receber informes no seu e-mail, basta se cadastrar. Os Newsletters não possuem uma periodicidade fixa, para surpreender você sempre que acharmos interessante.


Footer de serviços

Footer é o rodapé que aparece em todas as páginas, a parte debaixo. Nele, temos os endereços das redes, e-mail de contato, links para doações e mapa de como chegar. Também no footer temos informações institucionais importantes.


2- Como são compostas as Paginas internas

As páginas de conteúdos 

As páginas são formatadas para oferecer conforto na leitura em qualquer dispositivo, com fontes e cores confortáveis, com título, fotos e indicação com link de qual canal pertence o conteúdo (acima do título).


Citações

As citações são destaques com aspas de alguma parte do texto que merece maior atenção. E charme.


Continue no canal

Após a leitura de cada conteúdo, o leitor pode se manter no canal referente acessando um link como este:


Compartilhe nas redes

Você também pode compartilhar com um clique os conteúdos nas suas redes. Ah, ali também você pode exportar textos longos para seu dispositivo Kindle. Bacana, né?


Deixe um comentário

Ao final de cada página de conteúdo, você pode deixar seu comentário e, se preferir, compartilhar ele no Facebook. Os comentários é um atrativo a mais que garante a participação do público.


3 – Como são compostos os Canais

O que são canais? Para que servem? Onde vivem?

Canais são organizados conforme uma categoria estipulada. Podem ser por temas, por ideias, estilos jornalísticos, especiais, objetivos, ou ainda por autor, colunistas que possuem um grande números de textos publicados no portal.  Os acessos aos canais podem ocorrer pelos menus e submenus e também pela indicação, que sempre está localizada antes dos títulos nos módulos. O canais nos auxiliam para acessarmos determinados assuntos de nosso interesse.


4- Alerta de erros

Alguns possíveis erros de apresentação podem aparecer ainda nos conteúdos, principalmente entre os mais antigos do portal, em virtude da migração de centenas de conteúdos de várias épocas e plataformas.

Fique informado, você pode encontrar:

– Foto não carregada, que pode aparecer com as seguintes imagens:

– Um código no final do texto desta forma:

– Fontes menores do que as do portal.

Não se desespere. Em nenhum desses casos a leitura do texto é prejudicada.  Nossas equipes continuam a realizar uma varredura em todos os conteúdos do portal para corrigir as ocorrências.

5- Voltar ao topo.

Por fim, a qualquer momento você pode clicar na seta que aparece ao lado e “voltar ao topo”, começando novamente pelo menu.

Ótima navegação em nosso novo portal!

Este conteúdo não reflete, necessariamente, a opinião da Casa Espírita Nova Era.


Continue no Canal
+ Para saber mais