Veja a programação do 2o Encontro ECK LIPE 2020

O evento conta com o apoio do portal Nova Era

Promover o amplo debate sobre a Mediunidade, diante de um cenário em que são verificadas situações de veracidade e de fraudes, assim como remontar às orientações de Kardec sobre a prática mediúnica, o método de aferição das psicografias e a condição de consolo que a comunicação com os mortos propicia, é a finalidade do Painel que ocorre no Fórum do Livre Pensar Espírita (LiPE 2020), em São Paulo (SP), no próximo dia 25 de janeiro.

Para expor o tema, o pesquisador e estudioso dos fenômenos mediúnicos, Guilherme Velho (Recife-PE), também é membro da União Brasileira de Escritores (UBE) e do Instituto Pernambucano de Pesquisas Psicobiofísicas (IPPP). A abordagem também irá contemplar o uso da mediunidade – por espíritas ou não – como forma de atrair pessoas que buscam a comunicação com os mortos, sobretudo pelo falecimento precoce de entes queridos, o que tem resultado na produção de mensagens falsas, baseadas em dados de pessoas falecidas, divulgados em redes sociais pelos familiares ou pelos próprios desencarnados, quando em vida.

A dicotomia “verdade ou fraude” será, então, objeto da Mesa Redonda que será realizada após a exposição de Velho, mediada por Nelson dos Santos (SP) e com a participação de Edson Figueiredo de Abreu (SP), Milton Felipeli (SP) e Marcelo Henrique (SC).

O público presente poderá participar, com perguntas e comentários, pelo tempo de uma hora.

A parte da tarde está reservada ao Fórum de Temas Livres, que foram inscritos pelos interessados na modalidade “cega” (sem identificação dos autores) e foram selecionados pela Comissão Temática do evento. Seis temas serão apresentados, sendo quatro presenciais e dois por exibição em mural.

Os temas serão expostos pelo tempo de 15 (quinze) minutos, seguindo-se de debates, com 30 (trinta).

Inicialmente, Adair Ribeiro Júnior (SP) falará sobre Os Dossiês de Kardec e a História do Espiritismo, apresentando o trabalho de restauro, guarda, seleção, tradução e contextualização dos documentos de Allan Kardec, que estavam sob a guarda da família do farmacêutico, advogado, médico e pesquisador espírita brasileiro, Canuto de Abreu (1892-1980), bem como outros documentos históricos do Espiritismo. Estarão também disponíveis para visualização e manuseio dos presentes alguns desses documentos e obras originais.

Depois, Mauro de Mesquita Spinola (SP) abordará Espiritismo Livre Aplicado, contextualizando o importantíssimo trabalho do Professor francês, que estruturou o espiritismo com base no livre pensamento. Pesquisou, observou, analisou os fenômenos e buscou, livremente, propor um modelo científico para a sua compreensão, estabelecendo uma nova base para os estudos da imortalidade e da comunicação dos espíritos. A filosofia espírita, para Mauro, exige liberdade de pensamento e razão ativa para seu desenvolvimento e, resgatando o Espiritismo livre, ter-se-á a efetiva contribuição da filosofia espírita para o mundo atual e a sua continuidade no porvir.

Na sequência, Paulo Resinski (RJ) dissertará acerca do tema A Questão Religiosa do Espiritismo, que contextualiza todo o trabalho de Allan Kardec, com ênfase para a publicação inicial das obras “O Livro dos Espíritos” (1857) e “O Livro dos Médiuns” (1861). Depois, com “O Evangelho Segundo o Espiritismo” (1864), instauram-se conflitos e dissensões no seio da Sociedade Parisiense de Espiritismo – o centro intelectual e de convergência moral das atividades espíritas. Para muitos, retroagir a religião; apequenar os avanços alcançados pela Filosofia Espírita e o Espiritismo Experimental. Compreender o valor da obra e entender a “questão religiosa”, será a proposta.

Por fim, Marcelo Henrique (SC), tratará de O Humanismo em Kardec, para verificar se a Doutrina dos Espíritos é, originariamente, uma proposta humanista e, em caso positivo, como poderá, ela, alcançar esse status na contemporaneidade planetária. Inicialmente, são feitas contextualizações históricas acerca da origem do Humanismo e de suas relações com o Cristianismo e com o Espiritismo. Depois, será delimitada a natureza e da abrangência do Humanismo segundo os princípios éticos e filosóficos do Espiritismo. Ao final, verificar-se-á se o Espiritismo possui um Projeto Social para a atualidade planetária, dentro da afirmação kardeciana de que a Doutrina dos Espíritos seria “capaz de influenciar o progresso social”.
O evento terá, ainda, dois temas que não serão verbalizados, mas apresentados de forma escrita e disponibilizados para a leitura e análise dos presentes, em murais.

Rafael Martins Gomes (DF) enviou o seu trabalho Economia Comportamental e Movimento Espírita Brasileiro: Um Diálogo entre a irracionalidade ocasional e a racionalidade presumida, centrado no processo de construção do saber Espírita mediante o emprego rigoroso da razão, por obra de Kardec, condicionando o progresso da Doutrina Espírita a uma compatibilidade teórica e prática com o progresso científico, tendo em vista a explícita proposta, aventada pelo mestre lionês, de rompimento com o antagonismo entre Religião e Ciência. Rafael procederá à análise do Movimento Espírita Brasileiro, permitindo uma inovadora autocrítica decorrente da reflexão. Nela, são expostos alguns dos pontos questionáveis do MEB e o arcabouço conceitual vindo precipuamente da Economia Comportamental, para apresentar sugestões de como mitigar a problemática dos vieses cognitivos, com destaque para a importância de se debater ideias no lugar de comparecer a palestras, terceirizando o raciocínio.

Isabelle Sarmento Figuerôa (PE), inscreveu Os primórdios do Moderno Espiritualismo: O Brasil foi o primeiro país da América do Sul a receber notícias sobre as mesas girantes, centrado na apresentação das contribuições dos precursores do Espiritismo (Swedenborg, Dittus, Luis XVII, Irving e Davis), na evidenciação a comunicação entre os vivos e o os supostamente mortos. Depois, a Família Fox, em Hydesville (EUA) e o fenômeno das mesas girantes chamou a atenção de Kardec, para a comunicação com pancadas e, depois, com o uso da corbeille (ou carrapeta). Por fim, a repercussão na América do Sul e no Brasil, deste processo, será tratado nesta pesquisa.
O evento será sediado no Grupo Espírita Manoel Bento (GEMB), situado à Rua Alfredo Pujol, 179, no bairro Santana, na capital paulista e as palestras e debates serão gravados para disponibilização futura no canal do Grupo “Espiritismo COM Kardec”, no Youtube, bem como serão transmitidas ao vivo, pelo link disponibilizado na página ComKardec (www.comkardec.net).

Currículo dos Participantes

Guilherme Velho

Expositor e escritor espírita. Desenvolve pesquisas na área de Mediunidade e Psicografia. Acadêmico de Psicologia (UniFG). Membro da União Brasileira de Escritores (UBE) e do Instituto Pernambucano de Pesquisas Psicobiofísicas (IPPP). É membro do Grupo “Espiritismo COM Kardec”.

Edson Figueiredo de Abreu
Administrador. Gerente comercial na área de tecnologia da automação. Autor de artigos espíritas, expositor de cursos da doutrina e palestrante espírita. Presidente do Grupo Espírita Manoel Bento. Comentarista do programa Manhã Boa Nova (TV Mundo Maior e Rádio Boa Nova). Administrador do Grupo “Espiritismo COM Kardec” e membro da Comissão Organizadora do LiPE 2020, como Coordenador de Infraestrutura.

Milton Felipeli
Membro da Associação de Divulgadores do Espiritismo de São Paulo (ADE-SP). Integrante dos programas “Ação 2000” e “Diálogos Espíritas”, pela Rede Boa Nova de Rádio. Autor dos livros: “Análise Espírita”, “As Forças Positivas do Homem”, “Metodologia Espírita para a Experimentação de Médiuns” e “Sob o Olhar do Tâmisa”.

Marcelo Henrique

Fundador do Grupo “Espiritismo COM Kardec”. Coordenador-Geral do LiPE 2020 (2º Encontro do Livre Pensar Espírita). Secretário Executivo da Associação Brasileira de Divulgadores do Espiritismo (ABRADE) e presidente do Centro Cultural Espírita Herculano Pires (CCEHP), em São José (SC). Escritor, radialista e conferencista espírita. Autor de “Túnel de Relacionamentos” (Eme), “Alteridade: A diferença que soma (Inede), “Comentários ao Estatuto do Idoso (LTr) e “Crônicas de Advogados” (OAB/SC). Advogado e Auditor Fiscal. Professor de Graduação e Pós-Graduação. Mestre em Ciência Jurídica, cursou Doutorado em Direito na Universidade Católica de Santa Fé, na Argentina. Acadêmico de Administração Pública (UFSC).

Nelson Esteves dos Santos
Bacharel em Economia. Trabalhador voluntário do Grupo Espírita Manoel Bento e do Grupo Assistencial Espírita Frei Anselmo, ambos em São Paulo (SP). Médium e estudioso espírita. Administrador do Grupo “Espiritismo COM Kardec” e membro da Comissão Organizadora do LiPE 2020.

Adair Ribeiro Júnior

Engenheiro Naval graduado pela Escola Politécnica (USP). Pós-graduado em Direito Tributário, pela Escola Fazendária do Estado de São Paulo (FAZESP, atual EGESP). Conselheiro do Instituto Espírita de Educação – IEE (SP). Pesquisador espírita, vinculado ao Centro de Documentação e Obras Raras (CDOR). Funcionário público estadual, da Secretaria de Estado da Fazenda (SP).

Mauro de Mesquita Spínola
Engenheiro. Doutor e livre-docente em Engenharia. Professor e pesquisador da Escola Politécnica da USP. Conselheiro da Fundação Vanzolini. Consultor de empresas em Tecnologia da Informação. Presidente do conselho curador da Fundação Porta Aberta. Diretor do Centro de Estudos Espíritas J. Herculano Pires (SP). Participou do Programa Momento Espírita, da USE e da Rádio Boa Nova, por 40 anos e dirigiu o Departamento de Mocidade da USE Regional São Paulo, nos anos 1980. Participante do Centro de Pesquisa e Documentação Espírita (CPDoc), de Santos (SP). Diretor Administrativo da Associação Espírita Internacional (CEPA). Autor do livro “Centro espírita: uma revisão estrutural” (CPDoc) e coautor de “Perspectivas contemporâneas da reencarnação (CPDoc/CEPABrasil).

Paulo Rezinski
Médico-Psiquiatra Graduado pela UFRJ. Especialista em Psiquiatria pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e pela Associação Médica Brasileira (AMB). Membro Associado da Sociedade Psicanalítica do Rio de Janeiro (SPRJ), da Federação Brasileira de Psicanálise (FEBRAPSI) e da International Psychoanalytical Association (IPA), de Londres. Membro Fundador da Sociedade Brasileira de História da Medicina. Palestrante e Professor de Doutrina Espírita do Lar de Frei Luiz (RJ).

Marcelo Henrique
Fundador do Grupo “Espiritismo COM Kardec”. Coordenador-Geral do LiPE 2020 (2º Encontro do Livre Pensar Espírita). Secretário Executivo da Associação Brasileira de Divulgadores do Espiritismo (ABRADE) e presidente do Centro Cultural Espírita Herculano Pires (CCEHP), em São José (SC). Escritor, radialista e conferencista espírita. Autor de “Túnel de Relacionamentos” (Eme), “Alteridade: A diferença que soma (Inede), “Comentários ao Estatuto do Idoso (LTr) e “Crônicas de Advogados” (OAB/SC). Advogado e Auditor Fiscal. Professor de Graduação e Pós-Graduação. Mestre em Ciência Jurídica, cursou Doutorado em Direito na Universidade Católica de Santa Fé, na Argentina. Acadêmico de Administração Pública (UFSC).

Isabelle Sarmento Figueirôa
Formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e em Pedagogia (UFRPE). Pós-graduada em Crítica Cultural (UFPE). Professora e coordenadora pedagógica. Espírita de berço, é voluntária do Lar Espírita Chico Xavier, localizado em Jaboatão dos Guararapes (PE).

Rafael Martins Gomes

Graduado em Engenharia Civil (UnB), Pós-graduado em Engenharia Diagnóstica (Unicid) e Pós-graduando no MBA Gerenciamento de Obras, Qualidade & Desempenho da Construção (Ipog) e em Prevenção e Repressão à Corrupção – Aspectos Teóricos e Práticos (Estácio de Sá). Atuou como Perito Judicial da Vara Cível, de Família e de Órfãos e Sucessões do Fórum do Núcleo Bandeirante e da 2a Vara Cível de Taguatinga. Foi Assistente Técnico do MPF e da AGU em perícias judiciais de obras ligadas à Operação Lava Jato. Professor de Pós-Graduação pelo Ipog. Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União. Tutor, Conteudista e Instrutor do Instituto Serzedello Correa (TCU). Perito em Engenharia pela empresa EXAMINI Engenharia Diagnóstica. Ministra cursos avulsos sobre Patologias Construtivas, Negociação e Mentoria. Articulista, com artigos acadêmicos em Direito, Economia e Engenharia. Autor da Obra: “10 Contos Polêmicos no Combate à Corrupção”.

 

Acesse:

#Grupo Espiritismo com Kardec (ECK)


Continue no Canal
+ Agenda