A alma humana

Por Cibele Neis


Destacamos os apontamentos e as notas para estudo, comentados na Palestra \”A Alma Humana\”.

\”A alma é um ser moral, distinto, independente da matéria e que conserva sua individualidade após a morte.\” L.E. Introdução – ítem II




  • tem a vida material comum a todos os seres orgânicos



  • é constituída do mesmo elemento dos demais seres vivos




  • é animada pelo mesmo princípio vital dos seres orgânicos



  • tem o mesmo princípio inteligente de certas espécies



  • ocupa somente um corpo



  • quando cessa a vida do corpo, a alma o abandona


\”…Entre as espécies orgânicas dotadas de inteligência e pensamento, há uma dotada também de um senso moral especial que lhe dá incontestável superioridade sobre os outras: a espécie humana\” L.E. – Introdução – ítem II



  • consciência da sua existência



  • consciência da sua individualidade



  • estabelece estratégias de relação com o mundo exterior



  • é dotada de inteligência, razão, vontade e sentimento


\”A criatura pensante é um ser incompleto ainda, em constante processo de aprimoramento, de transformações…\” O Ser Consciente – Divaldo P.Franco/Joanna de Ângelis


O Espiritismo não entende o devir humano, como uma história de salvação, segundo o conceito do cristianismo tradicional, mas como uma história de evolução. A humanidade está em processo educativo, aprendendo, a crescer espiritualmente, a fazer desabrochar as virtudes e a sabedoria.


…\”O Espiritismo dilata o pensamento e lhe rasga horizontes novos.\” EE cap II ítem 7

…\”Doutrina eminentemente racional, o Espiritismo dispõe de vigorosos recursos para a edificação do templo da educação, porquanto penetra nas raízes da vida…\”
SOS Família cap 72 – Joanna de Ângelis/Divaldo

A violência, o desrespeito, o conflito, a ignorância, o egoísmo, a paixão desenfreada, enfim, os males sociais modernos que tanto conhecemos, somente com a educação moral, única que pode trabalhar o caráter do educando que é um Espírito Reencarnado.

Quem é o causador de tantas desgraças no mundo?


LE 813… \”a sociedade. É freqüentemente a má educação que falseia o critério dessas pessoas, em lugar de asfixiar-lhes as tendências perniciosas…\”


889… \”se uma boa educação moral lhes tivesse (aos homens) ensinado a praticar a lei de Deus, não teriam caído nos excessos que os levaram à perda. E é disso, sobretudo, que depende o melhoramento do vosso globo.


Como promover a educação moral?


919… \”O conhecimento de si mesmo é, portanto, a chave do melhoramento individual\”.


Todos somos educandos e educadores. Através da observação, do diálogo, da vivência, faremos de nossos atos a prática da lei divina, que é a lei de amor, bondade e justiça, promovendo assim a espiritualização do ser. É o Espiritismo adentrando no terreno da educação moral, ainda longe dos planejamentos pedagógicos e das salas de aula das escolas, e, infelizmente, também não muito presente nos lares.

1019… \”o bem reinará na Terra quando entre os Espíritos que a vem habitar, os bons superarem os maus. Então, eles farão reinar o amor e a justiça, que são a fonte do bem e da felicidade. É pelo progresso moral e pela prática das leis de Deus que o homem atrairá para a Terra os bons Espíritos e afastará os maus. Mas os maus só a deixarão quando o homem tenha banido daqui o orgulho e o egoísmo\”


Glossário:


Verbete: devir

V. int.
1. Vir a ser; tornar-se; devenir.
S. m.
2. Filos. V. devenir (2).:

[Irreg. Conjug.: v. vir.]


Verbete: devenir


[Do fr. devenir, trad. do al. das Werden.]
V. int.
1. V. devir. (1). [Conjug.: v. vir. Defect., normalmente só conjugável nas 3ªs. pess.]
S. m.
2. Filos. Transformação incessante e permanente pela qual as coisas se constroem e se dissolvem noutras coisas; devir, vir-a-ser.


03.2005


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