Tire suas dúvidas sobre reencarnação

Ricardo Di Bernardi responde

::Quem reencarna?

Dr. Ricardo Di Bernardi – Toda alma (conforme diriam alguns) ou espírito que ainda não alcançou a plenitude do conhecimento e do amor, necessita reencarnar.

::Qual o número de vezes que já reencarnamos? Dizem que são 7, é verdade ?

Dr. Ricardo Di Bernardi – Só se for o sete simbólico que significaria: “sempre” “eterno”, “todo” .. 7 notas musicais, sete cores, 7 dias da semana significam todas as notas, todos os dias todas as cores.

Todos nós já contamos inúmeras existências e deveremos te um número incontável pela frente.

::Para quê reencarnar, ou seja, qual a finalidade básica da reencarnação ?

Dr. Ricardo Di Bernardi – A evolução. A busca do conhecimento e do amor plenos. Em resumo a busca da felicidade.

::É possível diminuir-se o número das reencarnações? Como Posso fazer isto ?

Dr. Ricardo Di Bernardi – Depende do esforço próprio, do progresso e evolução alcançados .

::Qual a razão ou fundamento filosófico que vocês (reencarnacionistas) se baseiam para considerar lógica a hipótese ou teoria (não sei como dizer) da existência da reencarnação ?

Dr. Ricardo Di Bernardi – Justiça divina e amor, dando oportunidade a todas as criaturas.

::Há reencarnação apenas na Terra ?

Dr. Ricardo Di Bernardi – Não. Há inúmeros astros habitados no universo onde se pode reencarnar.

::Quem disse isso ?

Dr. Ricardo Di Bernardi – Jesus . Há muitas moradas na casa do meu pai. além disto todos os espíritos evoluídos nos dizem isto.

::Quando se reencarna em outro astro ?

Dr. Ricardo Di Bernardi – Bem, vamos dividir em três situações:

a) Espíritos que superam o conhecimento em seu planeta podem renascer em outro astro mais evoluído.É lhes dada esta opção.

b) espíritos superiores podem, também, reencarnar em outros astros mais atrasados em missões de auxílio.

c) Espíritos que não acompanham a evolução de um planeta podem reencarnar em astros mais atrasados que se adaptam a sua situação evolutiva.

::Em termos de reencarnação, como vocês espíritas vêem a posição da Terra no contexto do universo ?

Dr. Ricardo Di Bernardi – A Terra é um planeta relativamente atrasado onde reencarnam espíritos que ainda não superaram suas limitações em todos os sentidos.Exceto alguns missionários planetários.

::Em resumo, como o Sr, diria quais são os tipos de reencarnações que existem aqui na Terra?

Dr. Ricardo Di Bernardi – Segundo os espíritos, e não apenas segundo meu pensamento, há reencarnações
de provas (que equivalem à verificação de aprendizado=testes) Reencarnações de expiação (ressarcimento de dívidas anteriores) e reencarnações de missões (auxílio a terceiros)

::Leva-se muito tempo entre uma vida e outra ? Ou seja, quanto tempo se leva de intervalo …?

Dr. Ricardo Di Bernardi – Depende da situação específica de cada espírito, do seu merecimento ou evolução e da necessidade dos seus vínculos espirituais e materiais..

::Como assim vínculos ?

Dr. Ricardo Di Bernardi – Parentes, amigos, amores etc… são fatores que influenciam.

::Quer dizer que o tempo é muito variável ?

Dr. Ricardo Di Bernardi – Sim. Há quem reencarne meses após a morte física. Há quem leve séculos.

::Todos os espíritos desejam reencarnar ?

Dr. Ricardo Di Bernardi – Alguns não têm condições de escolha e são conduzidos ao retorno sob orientação dos mentores espirituais

::Quer dizer “na marra” ?

Dr. Ricardo Di Bernardi – Com suavidade, mas determinação dos espíritos superiores.

::Há um programa básico para cada nova vida ?

Dr. Ricardo Di Bernardi –  Sim ,as linhas gerais da vida são relativamente determinadas, para a melhor lição educativa ao espírito.

::Os espíritos podem participar da programação básica da sua reencarnação ?

Dr. Ricardo Di Bernardi – Sim, se tem nível de evolução espiritual para isto.

::Se um espírito não tiver a fim de reencarnar, relutar etc. Isto existe? O que acontece ?

Dr. Ricardo Di Bernardi – Existe em alguns casos. O livre arbítrio se estende também no mundo da dimensão espiritual. Pela ignorância se prejudicam quando assim agem. Retardam seu crescimento, que, no entanto mais cedo ou mais tarde se fará.

::Há evidências científicas de reencarnação ?

Dr. Ricardo Di Bernardi – Sim, há. Gostei de como perguntou: “Evidências”.

Rigorosamente, não seriam provas, embora eu as considere satisfatórias em volume de casos , em nível de seriedade e em qualidade de pesquisa pelas universidades envolvidas.

::Você se refere a pesquisas oficiais de Universidades? quais?

Dr. Ricardo Di Bernardi – A Universidade de Virgínia nos USA, por exemplo, tem um trabalho com mais de 2000 casos pesquisados pelo neurologista Dr. Ian Stevenson.

::Como este pesquisou ?

Dr. Ricardo Di Bernardi – Estudando MEC (memória extracerebral) ,. são crianças de tenra idade que se recordam ,em detalhes significativos, de vidas anteriores.

::Há algum livro publicado ?

Dr. Ricardo Di Bernardi – Sim. POR EXEMPLO: Twenty Cases Sugestive of Reincarnation.

::Este autor é espírita ?

Dr. Ricardo Di Bernardi – Não, é um pesquisador , o que dá mais credibilidade.

::Há pesquisas em outros centros ?

Dr. Ricardo Di Bernardi – Sem dúvida. Albert De Rochas do Instituto Politécnico de Paris publicou: Les vies successives.

::E no Brasil ?

Dr. Ricardo Di Bernardi – Excelente contribuição do Dr. Hernani Guimarães Andrade : o LIVRO REENCARNAÇÃO NO BRASIL. PESQUISAS NO IBPP (INSTITUTO BRASILEIRO DE PESQUISAS PSICOBIOFÍSICAS).

::Á outras provas ? Ou melhor, evidências?

Dr. Ricardo Di Bernardi – Há. Terapia Regressiva a Vidas (Vivências) Passadas documentam vidas anteriores. Há também a Retrocognição Hipnótica onde a pessoa relata as vidas anteriores…

::Qual o momento inicial da Reencarnação nesta vida. Ou melhor, a reencarnação dá-se quando o bebê nasce ou na gestação ?

Dr. Ricardo Di Bernardi – O processo reencarnatório se inicia no momento da concepção ou fecundação. O
espírito se fixa ao ovo.

::Quer dizer que o aborto seria um mal ?

Dr. Ricardo Di Bernardi – Sem dúvida, o aborto irresponsável ou provocado é um atentado a Lei da Natureza, ou Lei de Deus.

::Como o espírito reencarnado se expressa pelo novo corpo físico ?

Dr. Ricardo Di Bernardi – Pelos órgãos disponíveis. Conforme ocorre o desenvolvimento dos órgãos, vão se
abrindo os canais de expressão para o espírito. Órgãos, ou sistema nervoso deficientes são limitações de expressão necessárias como provas ou expiações do espírito.

::São castigos por vidas passadas ?

Dr. Ricardo Di Bernardi – Não. São reajustes necessários ao desequilíbrio do corpo espiritual. O corpo espiritual registra, armazena as experiências desastrosas de vidas anteriores e agora influencia a genética atraindo estas anormalidades ou deficiências.

::Isto parece explicação técnica e não religiosa…

Dr. Ricardo Di Bernardi – De fato a Doutrina Espírita é uma ciência nova que vem explicar aos homens por meio de provas irrecusáveis a existência do mundo espiritual e suas relações com o mundo corpóreo.

::Este corpo espiritual é o mesmo que o apóstolo Paulo falava? Qual o papel deste corpo espiritual na reencarnação ?

Dr. Ricardo Di Bernardi – Sim é o mesmo.O corpo espiritual, fazendo uma analogia , é como um computador que armazenou os registros passados e transmite ou programa as tendências no novo corpo físico. Este corpo espiritual (perispírito=corpo astral) dá um molde energético o qual será o orientador do material genético disponível. Digamos que dá o estímulo para a formação do corpo adequado \’as necessidades cármicas e evolutivas do espírito.

::Parece Lógico… os conhecimentos das vidas passada nós os perdemos ?

Dr. Ricardo Di Bernardi – Não . Estão nos porões do nosso inconsciente.

::O esquecimento das vidas passadas nos é necessário? Por quê ?

Dr. Ricardo Di Bernardi – É necessário para facilitar a superação de problemas Por exemplo: para facilitar a convivência com adversários nossos de vidas anteriores que renascem no mesmo lar.

::Então o passado é apagado ?

Dr. Ricardo Di Bernardi – Não totalmente. Há situações que as lembranças de vidas passadas podem ser trazidas ‘a tona do consciente com finalidade terapêutica. (Terapia Regressiva de Vivências Passadas).No entanto o esquecimento procura estabelecer o equilíbrio psíquico.

::Sob a ótica da reencarnação qual o seu conceito de família ?

Dr. Ricardo Di Bernardi – a verdadeira família é a família espiritual, constituída de espíritos afins que se compreendem e se auxiliam.

::Esta visão não exime de responsabilidade junto à família convencional?

Dr. Ricardo Di Bernardi – Não. A maior responsabilidade é junto aqueles quer encarnam e convivem sob o mesmo teto e possuem conosco laços consangüíneos. Assim nos orientam os espíritos superiores.

::Os espíritos reencarnam sempre com o mesmo sexo ?

Dr. Ricardo Di Bernardi – Não. O espírito em essência não tem sexo.Conforme a necessidade de sua missão, prova ou expiação pode reencarnar como homem ou mulher, sem que isto determine qualquer alteração na manifestação da sexualidade.

::Quer dizer que não é por causa da reencarnação em sexo diferente que ocorre homossexualidade ?

Dr. Ricardo Di Bernardi – A Homossexualidade decorre de dificuldades mais profundas onde o espírito já traz questões adaptativas ao sexo ligadas a situações sofridas nesta vida ou em outras anteriores. Não é a simples mudança de sexo que ocasiona esta situação.

::O espírito reencarna com uma determinada vocação ?

Dr. Ricardo Di Bernardi – As percepções e conhecimentos adquiridos e vivenciados anteriormente nos dão tendências inatas que podem ser chamadas de vocação.

::O espírito reencarnado está totalmente fixo ao corpo ?

Dr. Ricardo Di Bernardi – Não. durante o sono ou em outras situações como meditação, treinamento etc.. pode projetar-se ou desdobra-se para fora do corpo biológico.

::Isto seria a tal da viagem astral ?

Dr. Ricardo Di Bernardi – Sim. Há viagens pequenas… tours longos, com bom guia turístico ou com um péssimo guia turístico,,, sem guia turístico… etc. isto é pode-se sair com proteção ou sem …

::Qual o espírito que reencarnou na Terra que foi o mais evoluído ?

Dr. Ricardo Di Bernardi – Provavelmente Jesus. Digo provavelmente por isto não ser um dogma.

::O que o Senhor acha que foi em vida passada ?

Dr. Ricardo Di Bernardi – Fui ainda menos evoluído menos tolerante, menos inteligente , menos amoroso… Melhorei um pouquinho. Quero dizer com isso, que todos nós evoluímos a cada existência.

::Há referências bíblicas favoráveis a reencarnação ?

Dr. Ricardo Di Bernardi – Sim. Inúmeras. Veja em João III versículos de 1 a 20, por exemplo, ou Mateus XVII de 10 a 14. Basta procurar as obras espíritas que há explicações detalhadas.

Dr. Ricardo Di Bernardi em entrevista a José Silveira Papapoulos sobre o tema reencarnação.

Para dúvidas utilize também o nosso atendimento online

 

Este conteúdo não reflete, necessariamente, a opinião da Casa Espírita Nova Era.


Continue no Canal
+ Para saber mais