A importância do estudo em grupo da Doutrina Espírita

 Edu Medeiros

“Espíritas! amai-vos, este o primeiro ensinamento; instruí-vos, este o segundo.” (O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. VI, item 5.)

Este é o chamamento contido em uma das principais obras do Pentateuco Espírita, o qual é composto por cinco livros escritos por Allan Kardec, o Codificador do Espiritismo, e que são considerados os livros básicos ou essenciais para o estudo da Doutrina Espírita: “O Livro dos Espíritos”, lançado em 1857; “O Livro dos Médiuns – ou Guia dos Médiuns e dos Doutrinadores”, lançado em 1861; “O Evangelho Segundo o Espiritismo” lançado em 1864; “O Céu e o Inferno – ou Justiça Divina Segundo o Espiritismo”, lançado em 1865; e “A Gênese – os Milagres e as Predições Segundo o Espiritismo”, lançado em 1868.

Material para estudo não falta, aliás hoje em dia é muito mais fácil estudar o Espiritismo do que na época em que o mesmo chegou ao Brasil, pois quando veio da França foi disponibilizado somente no idioma francês, língua a qual até hoje é considerada um idioma falado basicamente por quem pertence às classes sociais mais abastadas, portanto, naquela época as pessoas de baixa renda não tinham acesso à preciosa informação contida nos ensinamentos da Doutrina Espírita.

Importante ressaltar que hoje em dia nos Centros Espíritas as facilidades do estudo doutrinário incluem um método sistematizado em grupo, o qual é mais eficiente que um estudo individualizado. Porém, quem não conhece os métodos sistematizados de estudo da Doutrina Espírita presume de forma equivocada que aquele que quer iniciar o estudo do Espiritismo deva ser possuidor de conhecimento profundo do mesmo, fato que não é verídico.

 

É óbvio que aqueles que já possuem certo conhecimento terão mais facilidade na compreensão ampliada sobre os ensinamentos contidos na Doutrina Espírita, entretanto não quer dizer que aqueles que têm pouco conhecimento sobre o tema e que queiram iniciar nos estudos não consigam acompanhar o que está sendo transmitido aos demais membros do grupo de estudo.

Eis um dos principais motivos que apontam o estudo em grupo como mais eficiente do que o estudo individualizado, ressaltando ainda que o estudo em conjunto é mais proveitoso que o estudo solitário, tendo em vista que o mesmo permite a troca de experiências, entendimentos, posicionamentos, visões, compreensões e mais que isso, ânimo para prosseguir.

Enxergar a importância do estudo da Doutrina Espírita, principalmente em conjunto não é coisa de agora, pois se voltarmos para a época de Jesus, nos centros de cultura evangélica dos tempos apostólicos, as cartas de Paulo de Tarso aos cristãos de várias comunidades eram lidas e trocadas para as elucidações devidas e o primeiro culto do “Evangelho no Lar” na casa de Pedro mostra a importância do estudo em família.

Revivendo o cristianismo puro, os Centros Espíritas têm mantido estudos sistemáticos, destinados a clarear o pensamento religioso e traçar diretrizes à vida espiritual.

“Não alcançaremos a libertação verdadeira sem abolir o cativeiro da ignorância do reino do espírito. Quem aspire a entesourar os valores da própria emancipação íntima, à frente do universo e da vida, deve e precisa estudar.” – Livro “Estude e Viva”, ditado pelo Espírito Emmanuel, capítulo “Na Escola da Alma”.

Devemos, portanto, estudar, e de preferência em um grupo ou em um Centro Espírita.

Este conteúdo não reflete, necessariamente, a opinião da Casa Espírita Nova Era.


Continue no Canal
+ Reflexões