\”A união de esforços torna tudo mais fácil, gratificante e feliz\”, diz presidente do CRE-4

Da redação

Aconteceu entre 13 e 19 de setembro a de 2004 a primeira Semana da Unificação organizada pelo Conselho Reginal Espírita 4. O evento teve como objetivo divulgar a importância da unificação para o fortalecimento do Movimento Espírita na área do CRE – 4, além de criar oportunidades para estabelecimento dos Laços de União entre as Instituições Espíritas da região, oferecer apoio aos Núcleos Espíritas e incentivar a troca de experiência entre as Casas Espíritas da região.

Nesta entrevista, Silvio, presidente do CRE – 4, fala ao nosso site sobre o evento e os caminhos do movimento espírita em Santa Catarina.

Qual a análise que você faz da recente Semana da Unificação do CRE-4?

Silvio – As atividades da Semana da Unificação foram altamente satisfatórios, alcançando os objetivos esperados e foi gratificante ver a alegria que uniu a todos num laço fraterno.

Quais os desafios que devem ser superados a partir dessa iniciativa?

Silvio – A Unificação é um objetivo permanente do CRE-4, e o desfio que devemos superar é o de construir uma consciência de Unificação onde esse sentimento de fraternidade leve a todos a se sentirem fazendo parte de um todo e um pouco responsáveis pelo Movimento Espírita, superando as fronteiras do “meu” Centro Espírita, descobrindo a grande família fraterna. A união de esforços torna tudo mais fácil, gratificante e feliz. Depende de nós.

O que na sua opinião, cada espírita pode fazer para incrementar sempre a unificação do Movimento Espírita?

Silvio – É ouvir o Divino convite que nos é feito pelo Espírito de Verdade no Prefácio do Evangelho Segundo o Espiritismo, “As grandes vozes do Céu ressoam como sons de trombetas, e os cânticos dos anjos se lhes associam. Nós vos convidamos, a vós homens, para o divino concerto. Tomai da lira, fazei uníssonas vossas vozes, e que, num hino sagrado, elas se estendam e repercutam de um extremo a outro do Universo”. Um concerto se faz com a união participativa de instrumentos e vozes diferentes, mas buscando a harmonia geral. Uma só voz que não se enquadre, prejudica o resultado do todo. O mesmo texto continua nos exortando, “Homens, irmãos a quem amamos, aqui estamos junto de vós. Amai-vos, também, uns aos outros…”. Quem ama sabe o que fazer por que o amor não é estático, e o seu dinamismo nos leva a sentir os sofrimentos e derrotas dos outros e comungar com as alegrias e vitórias, apertando nossos laços fraternos.

Na sua opinião, como está o Movimento Espírita em Santa Catarina?

Silvio – O Movimento Espírita estadual está organizado, mas falta muito por fazer para alcançar grande parte dos municípios onde ainda não tem nenhuma Casa Espírita instalada.

Como você analisa a atuação do CRE-4 pelo Movimento Espírita como um todo?

Silvio – O CRE-4 tem sido atuante no Movimento Espírita estadual com participação expressiva em Eventos, sediando Eventos Regionais e Estaduais, e, com iniciativas como esta da Semana da Unificação, muito apreciada pela FEC que recomendou aos demais CREs também realizarem sua Semana da Unificação e, para isto, já foi enviado cópia da organização, assim como já tinha acontecido anos antes com os Eventos organizados pelo CRE-4 sobre O LÍDER ESPÍRITA e a EXCELÊNCIA DO AMOR que também foram reproduzidos em diversas partes do Estado.

 

Este conteúdo não reflete, necessariamente, a opinião da Casa Espírita Nova Era.


Continue no Canal
+ Entrevistas