Ícaro Redimido reflete sobre as ilusões da Vida

Por Rosa Maria Arins

Conta a lenda grega que Ícaro, filho de Dédalo – considerado um dos homens mais criativos de Atenas –  servindo-se de asas feitas de penas e cera, projetada e construída pelo seu pai, quis voar tão alto que, ao aproximar-se do sol, a cera derreteu, fazendo-o cair no mar Egeu.

Gilson Teixeira Freire e Adamastor(espírito) constroem uma competente analogia, com esta lenda, ao falar sobre o Ícaro brasileiro: Alberto Santos Dumont. O pioneiro da aviação é protagonista do livro Ícaro Redimido: a Vida de Santos Dumont no Plano Espiritual, editora Inede. Ele é um espírito desencarnado, próximo de um processo de ovoidização. A obra é um desfile de suas glórias, em diversas vidas, mas também apresenta suas quedas.

Encontramos um Alberto encarnado equivocado; ele pensa ser gênio, ou herói; descobre-se vazio de valores espirituais. Suas glórias são falsas. Iludi-se. Vê seu nome preterido na galeria da história. Esquece-se de alimentar seu coração, engorda apenas seu ego com orgulho e vaidades.

Desiludido coloca um fim à sua vida terrestre pelo enforcamento; acredita, dessa forma, fugir de si mesmo. Nova ilusão. Compromete ainda mais a jornada imortal do espírito.

O foco principal da obra é a energética do psiquismo. Mostra-nos as várias fases do processo de ovoidização perispiritual e as dificuldades para sua conseqüente reconstrução; os vários processos da doença depressiva; a investigação de suas causas (o orgulho, a arrogância, a vaidade) e suas conseqüências que desencadeiam a depressão; os mecanismos de defesa usados pelo ego; as terapias usadas no plano espiritual, inclusive regressão a vidas passadas, para mostrar o encadeamento, a continuidade das vidas, enfim, a busca pelo equilíbrio perdido. Esse equilíbrio consciencial só começa a ser reconquistado quando se assume seus equívocos como primeiro passo.

A ambição desmedida torna o homem refém de si mesmo, precipitando-o em graves quedas morais, tal qual um pêndulo. Por isso Jesus ensinou que “todo aquele que se exaltar, será humilhado” (Lucas 14:11).

Uma obra útil, escrita de maneira muito clara, obrigatória para todos aqueles que buscam o entendimento de si mesmo; para compreender que todo excesso trará, inevitavelmente, carências que por sua vez nos obrigam a assumir as nossas responsabilidades diante da Lei.

“Reajustar-se com a Lei é o único caminho possível para a felicidade”

Gilson T.Freire é médico homeopata, mineiro, trabalhou nesta obra com o Espírito Adamastor. Não é psicografia, porém é fruto de mediunidade de intuição e inspiração.

Conta os autores: "Através de um envolvimento ativo e direto de inspiração consciente. Escrevi-o bastante cônscio de mim mesmo. As sentia brotarem…imagens nítidas se formavam em minha tela mental…eu apenas cuidava de dar corpo…a vivência dos fatos relatados era de tamanha magnitude que às vezes me atirava em lágrimas por senti-los em surpreendente realidade, como se estivesse presente neles. Durante um ano antes de iniciar o trabalho, fui invadido, no momento do sono, por sonhos muito reais e que entreteciam todo o enredo da história que iria escrever mais tarde. Por isso, além de escrevê-la a vivi intensamente ao longo dos três anos, tempo consumido em sua composição."

Em relação concepção do livro, Gilson Teixeira Freire e Adamastor esclarecem:

"Muitos fatos puderam ser constatados pelo estudo posterior. Outros, nem tanto. Mesmo assim o objetivo da obra não é biográfico, porém seu enredo e seu personagem serviram apenas como um propósito secundário para engrandecer-nos para a vida real do espírito, incentivando nossa melhoria moral, ensinando-nos a valorizar a vida e a vê-la como um meio indispensável para a conquista dos tesouros da eternidade."

Ou seja, a obra demonstra com fatos a importância de um vôo com asas fortes, reais, que o sol não derrete, em direção ao progresso.

Rosa Maria Arins faz parte do departamento doutrinário da S.E Nova Era

\"\"

Ícaro Redimido: a Vida de Santos Dumont no Plano Espiritual

Adamastor (Espírito)
Freire, Gilson Teixeira (autor)

Biográfico – 496 págs. 14X21 cm
Inede – Livro. – Espírita – Cód. 9898

R$ 36,00 \"\"

CASO VOCÊ FREQÜENTE A SOCIEDADE ESPÍRITA NOVA ERA, EM BLUMENAU, FAÇA O SEU PEDIDO NA LIVRARIA DA SOCIEDADE PELO PREÇO DE CAPA, SEM FRETE.

{{texto::pagina=1003}}

Este conteúdo não reflete, necessariamente, a opinião da Casa Espírita Nova Era.


Continue no Canal
+ Arte e Cultura