Contatos imediatos

Christiano Torchi, do Reformador, FEB.

Há vida inteligente fora da Terra? Existem, mesmo, os chamados ÓVNIs (objetos voadores não identificados) ou UFOs, naves supostamente tripuladas por extraterrestres? Estas e outras perguntas são feitas pelo homem há milênios, impressionado com a vastidão do universo, povoado de bilhões de galáxias.

Muitos não acreditam em ÓVNIs, tachando os que relatam tais avistamentos de fantasistas, alucinados, desequilibrados e fraudadores.Sem embargo dos equívocos de interpretação dos fenômenos,há realmente fantasias, alucinações, desequilíbrios e fraudes nesse meio, como também o há em qualquer outro (científico, religioso ou filosófico), o que, entretanto,não é o bastante para desmentir a existência do fenômeno em si, em virtude das milhares de ocorrências ufológicas testemunhadas por tantas pessoas, como relatam notícias no mundo todo, inclusive em território brasileiro.1

Seriam os complexos aparelhos tecnológicos da Terra modernos e potentes o suficiente para detectar vida inteligente em outros mundos? Aliás, o que dizer da notícia publicada na Revista Geográfica Universal, reproduzida em diversos noticiosos:
Sonda Espacial não detecta vida na Terra. A sonda espacial Galileu, de US$ 1,5 bilhão – lançada em outubro de 1989 com destino a Júpiter, onde deverá chegar em 1995 –, sobrevoou a Terra e a Lua no dia 8 de dezembro passado [1989] revelando dados surpreendentes. Pela primeira vez nosso planeta foi visto do espaço da mesma maneira como pesquisamos outros planetas. E não foi detectada nenhuma forma de vida terrestre, apenas grande concentração de oxigênio e hidrogênio.2 (Destaque nosso.)

Embora a Academia Científica não admita, oficialmente, a existência dos discos voadores, são inúmeros os cientistas e estudiosos das principais universidades do mundo que pesquisam e aceitama existência deles:

A crença na vida extraterrestre e mesmo na existência de discos voadores está longe de ser privativa de excêntricos. Personalidades sérias e ponderadas, como cientistas renomados e chefes de Estado, já confirmaram sua fé no assunto.
Alguns deles usaram até o poder de seus cargos para investir em pesquisas para decifrar alguns dos enigmas registrados nos céus.
Considerando o crescente avanço do conhecimento astronômico, alguns calculam que o primeiro contacto entre nós e os ETs deverá ocorrer dentro de poucas décadas.

Conforme estudos da Nasa – Agência Espacial Norte-Americana, estima-se que existem, apenas na Via Láctea, cerca de 400 bilhões de sóis ou estrelas.5Muitos desses sistemas guardam semelhanças com o nosso sistema solar, o que aumenta de forma excepcional a probabilidade de vida inteligente fora de nosso planeta.
Os profissionais do Instituto Norte-Americano Seti (Search for Extraterrestrial Intelligence), a principal agência privada de pesquisa extraterrestre, que tem investido milhões de dólares no rastreamento de sinais inteligentes no espaço, não duvidam da existência de alienígenas e acreditam que os avanços tecnológicos estão abrindo caminho para que os astrônomos investiguem sistemas estelares até então desconhecidos. Geoffrey Marcy,astrônomo da Universidade Estadual de São Francisco, na Califórnia, argumentou, com muita lógica:

Mesmo que as chances de surgimento de vida sejam de apenas 1 em 100 bilhões, o que é de um pessimismo brutal, ainda assim haveria algumas centenas de planetas habitáveis no universo.
Poucos meses antes de desencarnar,Carl Sagan (1934-1996), o renomado escritor e professor de Astronomia e Ciências Espaciais da Universidade de Cornell (NY), que dedicou grande parte de sua carreira a buscas alienígenas, afirmou em entrevista a uma revista de circulação nacional:
As próximas décadas, à medida que as tecnologias forem ficando mais eficientes e baratas, prometem ser muito excitantes na busca de vida inteligente extraterrestre.7
Outra equipe de cientistas norte-americanos, com base na Califórnia (Observatório Lick) – informa o mesmo noticioso – desenvolveu um novo tipo de sensor energético para tentar encontrar sinais de luz gerados por raios laser em planetas distantes até mil anos-luz. Frank Drake, cientista da Universidade da Califórnia, que chefia o projeto, disse que sua estratégia pode ser muito mais eficaz que a do Instituto Seti, cujo projeto de investigação sobre vida alienígena se baseia na análise de sinais de rádio:

Ao invés de ficar ouvindo o ruído constante de um rádio, estamos procurando por pequenos pulsos de luz laser vindos de outros sistemas planetários – explicou, em entrevista à agência Reuters.8
Analisando a questão sob a ótica espírita, não há por que se espantar diante de tais prognósticos.Segundo os relatos evangélicos,há cerca de dois mil anos Jesus anunciou que “na casa de meu Pai há muitas moradas”,9 oque o Espiritismo veio confirmar:

A casa do Pai é o universo. As diferentes moradas são os mundos que circulam no espaço infinito e oferecem, aos Espíritos que neles encarnam, estações apropriadas ao seu adiantamento.10
Constitui muita prepotência e orgulho acreditar que Deus, que nada cria inutilmente, povoou o espaço de estrelas apenas para enfeitar o céu e agradar nossos olhos, até porque a maior parte desses mundos está fora do alcance de nossas vistas.

É curioso que procuremos vida inteligente fora da Terra, olvidando que somos seres espirituais, aptos a manter intercâmbio mediúnico com seres de outras dimensões, bem como que muitos de nós somos egressos de outros orbes, o que demonstra a profunda ignorância sobre nossa própria origem. É o que se depreende da revelação dada pelos Espíritos superiores à humanidade:

As nossas diversas existências corpóreas se realizam todas na Terra? Nem todas; vivemo-las em diferentes mundos. As que passamos na Terra não são as primeiras, nem as últimas, embora sejam das mais materiais e das mais distantes da perfeição.
Em meados do século XIX, Kardec indagou dos sábios da dimensão espiritual, na primeira obra básica: “Todos os globos que circulam no espaço são habitados?”.

E eles responderam, sem titubear:
Sim, e o homem da Terra está longe de ser, como supõe, o primeiro em inteligência, em bondade e em perfeição. Entretanto, há homens que se julgam muito fortes e pretendem que só este pequeno globo tenha o privilégio de abrigar seres racionais. Orgulho e vaidade! Acreditam que Deus criou o universo só para eles.12

Há uma tese, aceita nos meios ufológicos, que nos parece lógica, de que estamos sendo preparados,gradualmente, para um contato mais ostensivo e efetivo com alienígenas encarnados, nossos irmãos em humanidade. Alimenta-se a convicção de que muitos deles, de natureza superior, estão prontos para se comunicar conosco, só não o fazendo abertamente em virtude de nosso despreparo para lidar com as questões morais, culturais e científicas que inevitavelmente decorrerão desse contato.

Certamente que o egoísmo e o orgulho seriam grandes entraves para um contato amistoso e produtivo com seres mais evoluídos. Não sem razão os Espíritos superiores se compadecem […] da situação dos conquistadores humanos de todos os matizes, os quais, no afã de açambarcarem patrimônios materiais, […] dão a impressão de ridículos e vaidosos polichinelos da vida.1

As leis divinas vigoram para todos os mundos, entretanto, são apropriadas à natureza de cada um e adequadas à diversidade e ao grau de progresso dos seres que os habitam.14 Apesar de os seres inteligentes, de qualquer parte do universo, procederem de raças distintas, nem por isso deixam de ser irmãos,porquanto todos fomos criados por Deus, somos essencialmente Espíritos e tendemos para o mesmo fim: a perfeição.
Ao que tudo indica, a solução dos enigmas científicos, entre eles o desvendamento dos segredos astronômicos, passa, antes, pela compreensão da própria natureza espiritual do homem, que não prescinde de uma profunda viagem interior, em busca do autoconhecimento, que lhe proporcionará a conquista de si mesmo.

Nestes momentos de transformação, será que nos esforçamos para acompanhar as mudanças que nos habilitarão a tomar contato ostensivo com inteligências superiores? Teremos condições de herdar a Terra, que transita do estágio de expiação e provas para o de regeneração? Tudo dependerá do empenho que fizermos para o nosso aperfeiçoamento intelecto-moral.

1Rede Globo de Televisão. Programa Linha Direta. Documentário. Reprodução em vídeos: <http://youtu.be/bYgi9L0jYdMk (parte 1/4)>; <http://youtu.be/f8hXex7p9RA (parte 2/4)>; <http://youtu.be/UArWbrr0wD4 (parte 3/4)> e <http://youtu.be/sqYurYM1d70 (parte 4/4)>: reportagem sobre a “Operação Prato”, realizada pela Aeronáutica Brasileira, na Amazônia, em 1977.
2RAFAEL, Francinaldo. Sonda espacial não detecta vida na Terra. Disponível em: <http://www2.uol.com.br/omossoroense/150305/francinaldo.htm>. Veiculado em 31/5/2005. Acesso em: 30 mai. 2013; Revista espírita Allan Kardec.Goiânia (GO), ano III,n. 12, trimestre de maio a julho/91.
3LUZ, Sérgio Ruiz. Por que tantos acreditam.Revista Veja, São Paulo, Editora Abril, ed.1.656, ano 33, n. 27, p. 78, 5 jul.2000.
4Revista eletrônica VEJA on-line. Notícias ciência. Primeiro contato com ETs deve Victor Civita, 16 jul. 2002.
5ALCÂNTARA, Eurípedes. A vida fora da Terra. Revista Veja, São Paulo, Editora Abril, ed. 1.437, ano 29, n. 13, p. 88, 27 mar. 1996.
6Idem, ibidem. p. 88 e 89.
7Idem, ibidem. p. 89.
8Revista eletrônica VEJA on-line. Notícias ciência. Astrônomos iniciam busca por raios laser alienígenas. Editora Abril. Fundação Victor Civita, 25 jul. 2002.
9JOÃO, 14:2. In: O novo testamento. Trad. Haroldo Dutra Dias. 1. reimp. Brasília: FEB, 2013. p. 446.
10KARDEC, Allan. O evangelho segundo o espiritismo. Trad. Evandro Noleto Bezerra.2. ed. 1. imp. Brasília: FEB, 2013. cap. 3, it. 2.
11Idem. O livro dos espíritos. Trad. Evandro Noleto Bezerra. 4. ed. 1. imp. Brasília: FEB, 2013. q. 172.
12Idem, ibidem. q. 55.
13XAVIER, Francisco C. O consolador. Pelo Espírito Emmanuel. 29. ed. 1. imp. Brasília: FEB, 2013. q. 71.
14KARDEC, Allan. O livro dos espíritos.Trad. Evandro Noleto Bezerra. 4. ed. 1. imp. Brasília: FEB, 2013. q. 56 a 58 e 172 a 188.

Este conteúdo não reflete, necessariamente, a opinião da Casa Espírita Nova Era.


Continue no Canal
+ Os caminhos da ciência