ENSINAMENTOS AOS QUE FAZEM OBJEÇÃO À PINTURA MEDIÚNICA

A PINTURA MEDIÚNICA NA CODIFICAÇÃO ESPÍRITA DE ALLAN KARDEC

O QUE É PSICOPICTOGRAFIA  (OU PINTURA MEDIÚNICA)?

A Psicopictografia é uma manifestação espírita ou mediúnica pela qual um espírito, através de um médium, se expressa por meio de pinturas ou desenhos.
[Wikipedia]

A Psicopictografia é a faculdade mediúnica de fazer pinturas ou desenhos utilizando as mãos do médium psicopictógrafo.
[www.espirito.org.br]

O QUE É UM MÉDIUM PINTOR OU PSICOPICTÓGRAFO?

Médiuns pintores ou desenhistas: os que pintam ou desenham sob a influência dos espíritos. Falamos dos que obtêm trabalhos sérios, visto não se poder dar esse nome a certos médiuns que espíritos zombeteiros levam a fazer coisas grotescas, que desabonariam o mais atrasado estudante. [Item 190 – Médiuns especiais para efeitos intelectuais – aptidões diversas – O Livro dos Médiuns – Allan Kardec]

SOBRE A CIÊNCIA ESPÍRITA

A Ciência Espírita compreende duas partes: experimental uma, relativa às manifestações em geral; filosófica, outra, relativa às manifestações inteligentes. [Introdução, O Livro dos Espíritos, Allan Kardec]

A natureza das comunicações é sempre relativa à natureza do Espírito, e leva a marca da sua elevação ou da sua ignorância; […] Mas, ao lado da aptidão do Espírito, há a do médium que é para ele um instrumento mais ou menos cômodo, mais ou menos flexível, e no qual descobre qualidades particulares que não podemos apreciar. [Cap. XVI (Médiuns Especiais) – O Livro dos Médiuns]. (Grifos nossos)

PAPEL DO MÉDIUM NAS COMUNICAÇÕES ESPÍRITAS

“20. De onde vem a aptidão de alguns médiuns para escrever em verso?
A poesia é uma linguagem. Eles podem escrever em verso, como podem escrever numa língua que desconheçam; […].”

21. O mesmo ocorre com os que têm aptidão especial para o desenho e a música?
Sim; o desenho e a música são também maneiras de se exprimirem os pensamentos. Os Espíritos se servem dos instrumentos que mais facilidade lhes oferecem.” [Cap. XIX – item 223 – O Livro dos Médiuns]

OUTRAS FONTES DE OPINIÃO

O QUE DIZ MANUEL VIANNA DE CARVALHO
(Psicografia de Divaldo P. Franco)

“A psicopictografia (pintura mediúnica) é recurso nobre de arte para a confirmação da sobrevivência do Espírito à disjunção molecular do corpo. O estilo do pintor, suas características, sua mensagem oferecem expressivo contributo para a afirmação da vida após o túmulo, como também pelo ensejo que oferece de trazer beleza e harmonia para encanto das criaturas humanas.”

QUEM FOI MANUEL VIANNA DE CARVALHO – *10/12/1874 13/10/1926
Numa época em que a divulgação da Doutrina Espírita ensaiava os seus primeiros passos e encontrava pela frente a mais obstinada oposição, o major Dr. Manuel Vianna de Carvalho, com pulso firme e animado do mais vivo idealismo, desbravava o terreno para nele lançar a semente generosa da propaganda.
Como espírita, foi dos mais animosos. 0 seu nome representou verdadeira bandeira no campo da disseminação do espiritismo. 0 que ele fez, em vários anos de luta e de atividades intensíssimas, é algo que ainda não se pode colocar em dados estatísticos, tal o gigantismo da tarefa por ele desenvolvida em todo o país. [Fonte:

O ESPIRITISMO NA ARTE
“A beleza é um dos atributos divinos. Deus colocou nos seres e nas coisas esse misterioso encanto que nos atrai, nos seduz, nos cativa e enche a alma de admiração, às vezes de entusiasmo.
A arte é a busca, o estudo, a manifestação dessa beleza eterna, da qual aqui na terra não percebemos senão um reflexo.” [“O Espiritismo na Arte” – Léon Denis]

O QUE DIZ A FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA
EM RESPOSTA A UMA CONSULTA FEITA POR MADALENA DUARTE, PRESIDENTE DA SEEF

De: Central de E-mails [mailto:[email protected]]
Enviada em: quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009 14:55
Para: Madalena
Assunto: Re: Pintura Mediúnica
Cara Madalena,

Saúde e paz!

Não temos dúvidas que o processo de psicopictografia (pintura mediúnica) "é um recurso nobre de arte para confirmação da sobrevivência do Espírito […]" como mesmo falou nosso nobre irmão Vianna de Carvalho. Infelizmente existem irmãos em nosso meio que ainda não se alertaram para outras formas de manifestações mediúnicas e se pegam somente pelas mais corriqueiras, deixando assim de exaltar um trabalho tão magnífico como este. O papel da Doutrina Espírita, bem como o da FEB é divulgar e ensinar por meio dos estudos sérios, palestras, seminários, dentre outros, o que verdadeiramente devemos fazer diante de todos os assuntos ligados à nossa Doutrina.

Mas em hipótese alguma, podemos dizer que façam isso ou aquilo, porque estaríamos impondo e cerceando do nosso semelhante o seu livre-arbítrio e isso não podemos fazer.

Cabe a nós e tanto a você minha cara irmã, continuar na tarefa do “faça a tua parte que o Céu te ajudará”. Só assim poderemos um dia conscientizar os outros da importância deste e de outros tantos assuntos que, se não são esquecidos, são discriminados em nosso movimento.

Lembre-se do Mestre na cruz quando elevou o seu pensamento ao Pai dizendo: “Senhor, perdoai-os, pois não sabem o que fazem.”

Fraternais saudações,

Central de E-mails e relacionamento da FEB

O MÉDIUM PSICOPICTÓGRAFO FLORENCIO REVERENDO ANTON NETO
Fundador do Grupo Espírita Scheilla, em Salvador-BA
36 anos
Pedagogo, especializado em Educação Inclusiva (crianças especiais), psicanalista, graduando em enfermagem.

Países em que já atuou como médium psicopictógrafo: Portugal, Espanha, Itália, Suécia, Suíça, Alemanha, Dinamarca, Bélgica.


FLORENCIO ANTON E O “RECANTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL MEIMEI”

Em junho de 2007, quando esteve na SEEF pela primeira vez, Florencio doou integralmente os recursos obtidos com a venda dos quadros em favor da escolinha, à época em início de construção.

Já esteve em Blumenau a convite de nossa instituição várias vezes, e se tornou um grande e generoso amigo de nossa casa, merecedor de nossa confiança, amizade e profundo respeito.

PARECERES APRESENTADOS A ALGUNS OBJETORES DA PSICOPICTÓGRAFIA, NA INTERNET
“A Psicopictografia pelas mãos do médium Florencio Reverendo Anton Neto, internacionalmente reconhecido, já se encontra sobejamente demonstrada, avaliada e pesquisada dentro dos meios do espiritismo-científico e das áreas afins das ciências da saúde, sociais e belas artes.

A quem interessar possa, sugerimos o buscador GOOGLE (www.google.com.br) – lá desfilará, dentro da rede mundial de informações, mais de uma centena de sítios eletrônicos, do Brasil e de países do Velho Mundo, tratando com mister o trabalho produzido pelo referendado e respeitado médium.”

Lorena Lopes
Advogada (Paraná/BR)
Lorena Lopes | 07.26.05

“Totalmente de acordo com a querida Lorena. Se alguma coisa se pode acrescentar é que "quem tem olhos de ver… que veja!"… É bem fácil encontrar erros em tudo, somos tão imperfeitos!!! Mas vejo que quem assim age, num manto de linho branco onde cai uma nódoa, apenas observa a nódoa! Aprendamos a observar todo o pano, toda a pureza, toda a beleza… Amiga Celina, atente no conteúdo, na forma, na mensagem…

Florencio Anton é um belo exemplo de dádiva, de caridade e de abnegação. Suas faculdades estão sendo estudadas inclusive cientificamente em algumas universidades portuguesas. As técnicas, os temas e os autores são inquestionáveis… a manipulação ectoplasmática é soberba… A mensagem é sublime!”

Emanuel Almeida
Diplomado em Artes
Portugal”

“NÃO JULGUEIS, A FIM DE QUE NÃO SEJAIS JULGADOS;
PORQUE VÓS SEREIS JULGADOS SEGUNDO HOUVERDES JULGADO OS OUTROS; E SE SERVIRÁ PARA CONVOSCO DA MESMA MEDIDA DA QUAL VOS SERVISTES PARA COM ELES.

JESUS
[MATEUS, CAP. VII, V. 1,2].

 


Continue no Canal
+ Pintura mediúnica