Espiritismo é movimento da Vida

Por Edir Salete

Espiritismo segundo definiu Allan Kardec, é a “ciência que trata da natureza, da origem e do destino dos Espíritos e das suas relações com o mundo corporal” (Livro O que é o Espiritismo)

A Doutrina Espírita é inseparável em seus três aspectos – Ciência, Filosofia, Religião e assim deve ser estudada, compreendida e praticada; ela esclarece comprova e demonstra, racionalmente, a natureza espiritual do Homem e, como tal, não veio para destruir ou combater as demais religiões, mas sim para ajuda-las na comprovação da IMORTALIDADE da alma.

\"item.jpgCOMO CIÊNCIA baseia-se na experimentação para demonstrar o mundo espiritual. Nos prova que a vida é eterna, apenas transcorrendo em planos diferentes, sendo o espiritual a nossa verdadeira pátria; prova-nos a existência, a sobrevivência e a imortalidade do espírito; revela aos homens por meios irrecusáveis, a existência e a natureza do mundo espiritual e as relações com o mundo corpóreo.

\"item.jpgCOMO FILOSOFIA são as perquirições humanas: De onde vim, para onde vou, qual é o meu objetivo aqui ? Nos explica, também, os mecanismos da evolução e as leis que regulam as relações das almas, no seu eterno caminhar para Deus, sujeitas a reencarnações periódicas; esclarece-nos acerca de nossas responsabilidades individuais e coletivas, quer no campo social, quer no campo espiritual; faz-nos compreender com clareza o nosso passado, presente e futuro; indica-nos com segurança o caminho a seguir e nos mostra com lógica que não há PRIVILÉGIOS para nenhum dos seres criados por Deus.

\"item.jpgCOMO RELIGIÃO é o religare = religar = a Criatura ao Criador. Na verdade depois de criados nós nunca fomos desligados da Divindade, mas nos afastamos pela propensão aos prazeres e facilidades que ainda vivenciamos. A religião ilumina o nosso comportamento aumentando o nosso discernimento do BEM e do MAL e mostrando a nossa responsabilidade na escolha dos caminhos que seguimos, para atingirmos os objetivos da Criação e da felicidade, através da PERFEIÇÃO MORAL; Impõe espontâneamente a seus adeptos a necessidade de renovar-se interiormente, transformando valores e posturas perante a Vida.

Mas nós, Espíritos Encarnados, vindos de outras existências e também de outras experiências, temos na PARTE RELIGIOSA a nossa maior tendência, portanto, não devemos nos esquecer:

\"item.jpgFÉ CEGA => É própria daqueles que ADEREM CEGAMENTE a uma doutrina, a um partido, a uma religião, com zelo excessivo e intolerante, tornando-se geralmente exacerbado, exaltado e apaixonado; FANÁTICO – Nesse caso estão abolidos o raciocínio e o livre-arbítrio: "faço o que me mandam fazer…"

\"item.jpgFÉ RACIOCINADA => Nasceu com o Espiritismo? Não, vem de Jesus, dos ensinamentos do seu Evangelho.

A Fé é um sentimento instintivo, inato = impulso íntimo que se funda na certeza absoluta de que o PODER DIVINO, em toda e qualquer situação está sempre PROMOVENDO E AMPLIANDO o nosso crescimento.

É UM PROCESSO LENTO / PROGRESSIVO / CONTÍNUO

Não é privilégio de alguns mas DOM precioso concedido a todos. Ter fé não é só uma MULETA VANTAJOSA, que nos ajuda em etapas difíceis ou para nos SALVAR. Ter fé é escutar e perceber as verdadeiras intenções da ação divina em nós e, acima de tudo, o discernimento de que TUDO ESTÁ ABSOLUTAMENTE CERTO. Não há injustiças !

A Fé realiza-se em plenitude quando é conseqüência da RAZÃO. É a FÉ RACIONALIZADA, que tudo passa pelo crivo da argumentação, e produz a compreensão das coisas da vida;

A Fé robusta, dá perseverança, da energia e os recursos para vencermos os obstáculos. Além disso, a Fé racional dá LUCIDEZ, permitindo que vejamos, em pensamento, a META que se quer alcançar e os meios de chegar lá.

Quem possui a fé verdadeira é sempre auxiliado, ajudado, acompanhado pelos BONS ESPÍRITOS a alcançar seus objetivos.

DEPRESSÃO – PERDAS – DORES – INSUCESSOS – DECEPÇÕES

Se você não tem religiosidade com fé raciocinada tudo cai por terra.

Necessário LER MAIS – MEDITAR MAIS – REFLEXIONAR MAIS – SABER MAIS – QUERER ENTENDER MAIS – EDUCAR-SE MAIS – REEDUCAR-SE MAIS, criando hábitos novos; para melhor vivenciar a fé que está em nós..

Pela falta de hábito de mergulhar fundo em nossa intimidade, em busca das verdades sobre nós mesmos, acreditamos que somos apenas o que vemos externamente.  Passamos muito tempo na superficialidade da vida, ocupados com as aparências, com o que os outros pensam ou dizem de nós, como se fossemos ilustres desconhecidos de nós mesmos;

Olhe-se como espírito eterno/imortal… DIVINO e viva como tal ! Se for difícil essa viagem, rogue ajuda a Deus… Ele o conhece !!! O mestre de Nazaré sabia disso quando nos ensinou que o Reino dos Céus está dentro de nós. A única pessoa capaz de mudar a sua vida é VOCE mesmo;

ABRA-SE, deixe a razão/racionalidade habitar sua vida, e perceberás que o crescimento é solitário mas solidário !

Aprende-se no Espiritismo que, na sua caminhada evolutiva, o Espírito vai conhecendo as Leis de Deus, percebendo-lhes a perfeição e, quanto mais as conhece, mais se identifica com elas, mais confia na justiça e no amor do Criador, mais se conscientiza de Sua Perfeição, mais tem FÉ. Essa a FÉ que nasce do entendimento. Inabalável, indestrutível. O Espiritismo quer nos mostrar de forma simples e clara a vivência das Leis de Deus, que não são senão a vivência dos nossos sentimentos !

Esse é o movimento do SER, da VIDA e do ESPIRITISMO !

Referências:
– Evagelho Segundo o Espiritismo;
– O que é o Espiritismo
– “Vida: desafios e soluções, Joanna de Angelis,  Divaldo P.Franco
– Revista reformador: Fevereiro 2005/Junho 2004/ Janeiro 2005/ Fevereiro 2003

Glossário:
Verbete: perquirir
[Do lat. perquirere.]
V. t. d.
1. Investigar com escrúpulo; inquirir minudentemente; pesquisar, indagar, perscrutar, esquadrinhar:
V. int.
2. Investigar, esquadrinhar, perscrutar.

21.02.2005

{{texto::pagina=1009}}

Este conteúdo não reflete, necessariamente, a opinião da Casa Espírita Nova Era.


Continue no Canal
+ Edir Salete