Fotógrafo cria imagem de Jesus utilizando IA

O holandês Bas Uterwijk alimentou o sistema com informações históricas.

Qual a imagem real de Jesus? O fotógrafo holandês Bas Uterwijk também apresentou sua versão. Ele recriou a imagem do mestre de Nazaré por meio de um software online de inteligência artificial chamado Art Breeder. O sistema gera imagens fotorrealistas a partir de várias outras imagens, ou informações processadas. No passado recente, arqueólogos utilizando de outras tecnologias criaram versões de Jesus.

Bas Uterwijk explicou brevemente para alguns meios de comunicação o processo utilizado. Na iconografia cristã, o profeta é retratado com cabelos longos, pele branca e rosto magro.

“Para uma das imagens, adicionei um pouco de verdade histórica. Em uma das três versões, Jesus tem cabelos mais curtos, porque os historiadores não acreditam que naquele tempo, na região da Galiléia, em Israel, um homem pudesse ter cabelos tão compridos ”, diz Uterwijk.

Ele explica também que segundo dados históricos baseado no grupo étnico, Jesus provavelmente tinha uma tez opaca e cabelos escuros. “Às vezes tento ser o mais realista possível e às vezes tento dar uma representação de como percebemos um personagem na história”, diz o fotógrafo.

Apesar de não apresentar muitos detalhes de todas as informações inseridas no sistema de IA, no caso de Jesus, o fotografo defende sua criação: “Se nunca podemos saber se essas imagens estão próximas da realidade, elas expressam algo da nossa visão desses personagens históricos e culturais.”

Versão cabelos compridos

Aproveitando o isolamento social em virtude da pandemia, o fotógrafo pôde se dedicar a um trabalho que já durava um ano. Tudo começou com uma foto danificada do famoso oeste selvagem americano e do fora da lei Billy the Kid. Existia apenas uma imagem autêntica desse personagem. “Fiquei muito surpreso ao ver que o Art Breeder ignorou os danos da foto original . Ele recriou o rosto, ignorando todas as imperfeições Na foto original, você mal consegue distinguir as características do bandido, seus olhos não são visíveis. Depois de passar pelo software de IA, sua figura é muito mais clara.”

O fotógrafo também trabalhou em diversas imagens, tais como Van Goghe, Rembrandt Napoleão, entre outras.

Da redação do Portal Nova Era, com informações da Agência Teller Report

Acesse o Instagram de Uterwijk
https://www.instagram.com/ganbrood/?hl=pt-br

Este conteúdo não reflete, necessariamente, a opinião da Casa Espírita Nova Era.


Continue no Canal
+ Notícias