“Iluminismo Vive” é o novo canal do portal Nova Era

\"\"

Alguns acontecimentos no Brasil e no mundo despertam o interesse e um alerta. Algo a ser estudado move-se no sentido de destruir conquistas importantes trazidas pelo pensamento iluminista em diversas áreas, na de ciências, na do livre pensamento e na área da política, entre outras.

As declarações racistas, criacionistas e intolerantes a outros pensamentos e religiões vindas de líderes políticos e religiosos, bem como a organização desses grupos na busca de controle de espaços políticos e midiáticos demonstram que o mergulho em um retrocesso intelectual pode parecer um cenário longínquo ou iminente, dependendo do ângulo de visão.

Recentemente, para ficar em poucos fatos, dentre muitos, uma artista de sucesso sofreu assédio raivoso de grupos religiosos pelo fato de se declarar simpatizante do espiritismo. Em um video que circulou na Internet, um deputado pastor de uma igreja neopetencostal, se referiu a igreja católica com palavras de baixo calão. Termos como "satanás", "diabo no corpo" a tudo que não é o pensamento único desse pregadores fundamentalistas, revivem uma idade média ha muito tempo superada. Hoje, eles pensam e agem, não basta cuidar da própria religião, deve-se destruir outras.

Atos isolados? Resquícios antigos diante da iminência de uma Nova Era e de um mundo regenerado estudado pelo Espiritismo? Ou uma organização fundamentalista silenciosa, transformada em movimento que vai tomando todos os espaços da sociedade sob olhos passivos, de quem não quer enxergar o retrocesso? Ou ideais deturpados, prestes a despertar, como um gigante incontrolável com seus tentáculos, em diversas áreas da sociedade, a sufocar conquistas seculares do livre pensamento científico e social, liberdade de organização religiosa, humanismo e diálogo inter-religioso?

Sintonizada com este mundo em movimento, o portal Nova Era cria o canal “Iluminismo Vive, em que será observatório permanente desses acontecimentos, com notícias, artigos, entrevistas, perfis e aspectos históricos da colaboração do movimento iluminista na codificação da Doutrina dos Espíritos por Allan Kardec.

O novo canal obedecerá fielmente aos preceitos editoriais do portal na escolha de conteúdos que esclareçam e tragam elementos importantes para a compreensão de um assunto de grande relevência para o movimento espírita, que se mostra aberto para temas como transição planetária e o amanhecer de uma nova era.

Acima de tudo, o canal “Iluminismo Vive vem somar-se, editorialmente, à defesa intransigente de aspectos iluministas indissociáveis da Doutrina dos Espíritos.

Manoel Fernandes Neto, editor do portal Nova Era.

Acesse Iluminismo Vive

\"\"

Este conteúdo não reflete, necessariamente, a opinião da Casa Espírita Nova Era.


Continue no Canal
+ Reflexões