Na depressão grave, com internação, são descritos até 70 % de influência de espíritos obsessores, diz Dr. Clarice

Nesta breve entrevista por e-mail, Dra. Clarice Helena Couto (AME-Blumenai) (foto) fala de alguns pontos importantes sobre o tema Depressão pela ótica médico-espírita.

Em linhas gerais, para os interessados no assunto, o que existe na relação depressão e influencias espirituais?

Na depressão grave, com internação, são descritos até 70 % de influência de espíritos obsessores

Como a área médica, racional, considera o Espirito, em uma abordagem holística, no tratamento da depressão?

Como a maior parte dos médicos não tem o conhecimento da Espiritualidade interferindo no desencadeamento e na manutenção da doença, cabe aos médicos treinados nesse sentido a divulgação desse outro olhar. Por isso o braço Ciência do Espiritismo deve ser comprovado e divulgado através de ligas de Espiritualidade e Saúde, matérias na Faculdade de Medicina optativas e palestras abrangendo o público de área de saúde. Só assim teremos um atendimento Integral, tratando causa e não sintomas.

Como está o trabalhão da implantação da AME Blumenau?

A Ame- Blumenau encontra-se implantada e registrada já há dois anos, está realizando suas reuniões toda terça-feira às 20 h no nono andar do edifício Sabin.

Na sua opinião, qual é o maior desafio da medicina atualmente, considerando o conhecimento trazido pelo Espiritismo?

A medicina atual está desenvolvendo muito a parte tecnicista, melhorando os meios diagnósticos e novas formas de tratamento, inclusive com células tronco. A visão holística, o atendimento do Ser Integral e não de partes, está sendo ensinado em várias Faculdades. Já existe Pós Graduação sobre esse assunto.

A Espiritualidade está merecendo uma divulgação maior. Foi realizado em Florianópolis há duas semanas o Congresso Brasileiro de Psiquiatria, onde boa parte das palestras, com convidados estrangeiros abordou o tema Influência das religiões e da Espiritualidade no tratamento do paciente.

Paralelamente foi realizado o I Congresso de Saúde e Espiritualidade.

Entrevista a Manoel Fernandes Neto

 


Continue no Canal
+ Entrevistas