O Espírito e o Tempo é obra-prima para estudo

Rádio – Ouça também com Heloisa Pires:  22/09/2009 Considerações sobre o livro "O Espírito e o Tempo" de J. Herculano Pires. Horizonte Oracular e Horizonte Profético.

O Espiritismo é um evento histórico e ao mesmo tempo pertencente ao futuro. Essa é a essência de O Espírito e o Tempo, livro fundamental para entendermos a Doutrina Espírita.

Por Macedo Sarra

O Espírito e o Tempo destaca-se por esclarecer o contexto histórico, antropológico e cultural da Terceira Revelação.

O estudo da consciência na Universidade tem ficado restrito aos efeitos da mente sem se preocupar em compreender a sua natureza. Durante séculos o homem foi acuado pela violência do fanatismo religioso. Quando abriu seu próprio caminho – por volta do século 19 – a ciência enveredou-se para o outro extremo do materialismo: a descrença. A partir daí momento as pesquisas restringiram-se ao elemento material, ficando o espírito completamente esquecido.

Neste novo milênio, toma corpo um novo renascimento cultural. Os mais diversos campos, como Neurociência, Física Quântica, Psicologia Transpessoal, Parapsicologia e outros, exigem um conceito claro e racional do que é a consciência. Sem rumos claros, pesquisadores têm investigado os sistemas filosóficos e religiosos de todas as épocas, vasculhando conceitos e definições da consciência. É exatamente nesse contexto que o Espiritismo pode orientar a aproximação dos três ramos do conhecimento: ciência, filosofia e moral. Herculano Pires, escritor e filósofo, deixou uma obra literária impressionante, e esse tema foi tratado por ele com clareza e profundidade sem paralelos. Dentre suas dezenas de livros, O Espírito e o Tempo – eleito o 7º melhor livro espírita do século 20 – destaca-se por esclarecer o contexto histórico, antropológico e cultural da Terceira Revelação: o Espiritismo.

O Espírito e o Tempo é uma obra fundamental para esclarecer os espíritas, mas também os não espíritas – cientistas ou não – sobre o assunto, para, assim, não se perderem por caminhos desconexos, explicações infundadas, teses confusas, misticismos ou falsas teorias. “Sem o exame histórico do problema mediúnico, os estudantes de hoje estarão ameaçados de flutuar no abstrato. Introduzindo-se numa ordem de idéias, sem o conhecimento de suas raízes históricas, arriscam-se a confundir, como fazem os leigos, mediunidade e Espiritismo (…). Dificilmente compreenderão a aparente contradição existente no fato de ser o Espiritismo, ao mesmo tempo, uma doutrina moderna e um processo histórico provindo das eras mais remotas das humanidades”, esclareceu Herculano no livro.

Atemporalidade

Quando os pesquisadores enfrentarem a realidade do elemento espiritual, com sinceridade e isenção, irão se deparar com a imortalidade da alma e o intercâmbio entre os encarnados e desencarnados – por meio da mediunidade. Na primeira parte da obra, Herculano descreve a evolução das manifestações mediúnicas desde os homens primitivos, examinando todas as suas fases históricas. Na segunda, descreve o encontro dos dois mundos, material e espiritual, por uma invasão organizada desta: o surgimento do Espiritismo.

A terceira parte é uma das mais lúcidas da literatura espírita. Demonstra profunda compreensão da proposta de Kardec. Herculano descreve o Espiritismo como doutrina tríplice, ciência admirável, filosofia do espírito e religião em verdade: “O Espiritismo é uma doutrina do futuro, que age no presente como impulso, levando-nos em direção aos planos superiores”. E continua: “É natural que muitos adeptos não o compreendam imediatamente, na inteireza de seus princípios e de seus objetivos. Mas é dever de todos procurar compreendê-lo, pelo estudo atento e humilde, pois sem a humildade necessária, arriscamo-nos à incompreensão orgulhosa e arrogante”. Segundo o autor, o Espiritismo imita o reino dos céus, pregado pelo Cristo, e prepara o império da justiça na Terra. O mundo já sente os movimentos dessa revolução, e este livro ajuda a compreendê-la.

Macedo Sarra é fotógrafo e estudioso da Doutrina Espírita.

O Espírito e o Tempo – José Herculano Pires Paidéia (230 págs. R$ 27,00)

[Herculano Pires (1914-1979)] Nasceu em Avaré, São Paulo. Formou-se filósofo com o objetivo de possuir a autoridade de penetrar nas essências filosóficas do Espiritismo. A importância de sua pesquisa na Doutrina se equipara, quanto à extensão, a de Leon Denis. Seus livros são produções recentes e merecem dedicada pesquisa./ (Redação)

{{texto::pagina=1065}}

 


Continue no Canal
+ Revista Universo Espirita