“O Evangelho segundo o Espiritismo e a educação moral”

Essa afirmativa nos apresenta o principal caráter do Evangelho: a ação transformadora que ele deve operar através da educação voltada para a transformação do homem de bem. Por essa mesma razão, o único título aceito por Jesus foi o de “Mestre”, título esse legitimado por todo um conjunto de práticas pedagógicas por Ele utilizadas.

É que Jesus viu na educação moral de cada e de todo homem o caminho da redenção humana, o roteiro de libertação dos vícios de toda ordem, a rota segura para se alcançar a vivência da Lei Divina em toda sua plenitude. Toda a obra de Cristo foi para esclarecer e demonstrar a força da educação.

Sendo obra de educação, o Cristianismo possui uma proposta pedagógica que perpassa toda a prática do Cristo.

O Evangelho Segundo o Espiritismo é o 3.º Livro da Codificação.
Kardec ateve-se exclusivamente ao ensinamento moral, agrupando as máximas e distribuindo-as metodicamente segundo a sua natureza, de maneira a que umas se deduzem das outras, tanto quanto possível.

Dessa forma, Kardec, com a ajuda dos bons Espíritos, conseguiu pôr o Evangelho de Jesus ao alcance de todos, pela explicação das passagens obscuras e o desenvolvimento de todas as suas conseqüências, permitindo sua aplicação às diferentes situações da vida. E, como complemento de cada preceito, Kardec acrescentou algumas instruções escolhidas entre as que foram ditadas pelos Espíritos.
Com esse formato de apresentação, o “Evangelho segundo o Espiritismo” permite que façamos uma nova leitura das passagens do Evangelho, da Bíblia e dos autores sagrados que até então nos eram tão difíceis de entender.

A chave está inteirinha no Espiritismo porque este se encontra em toda parte, na antiguidade, e em todas as épocas da humanidade. Em tudo encontramos os traços do Espiritismo e é por isso que, se ele abre novos horizontes para o futuro, lança também uma viva luz sobre os mistérios do passado.

O “Evangelho segundo o Espiritismo” é uma obra para uso de todos e cada qual pode dela tirar os meios de ajustar sua conduta à moral do Cristo.

Este conteúdo não reflete, necessariamente, a opinião da Casa Espírita Nova Era.


Continue no Canal
+ izildinha Ramos Accetta