“O negacionismo ludibria a opinião pública”, diz André Trigueiro para o ECOA

O jornalista André trigueiro concedeu uma entrevista para o canal ECOA, onde falou sobre ciência, negacionismo, meio ambiente e espiritualidade.

A entrevista com o título “O Brasil tem solução”, ele refletiu o País sobre diversos aspectos, principalmente naquilo que tange os tempos atuais pandêmicos

Você lê a entrevista completa aqui.

Abaixo, alguns destaques.

 Sim (o Brasil tem solução), evidente que tem. Se não conseguimos vislumbrar um horizonte animador, é porque a comunidade científica, acadêmica e setores importantes estão afastados dos tomadores de decisão a nível federal. Há uma fratura na área do saber, que são áreas que deveriam ser inspiradoras para um governo. É fruto de uma corrente negacionista, e o negacionismo é exatamente isso: um eclipse da razão. Há consequências para a saúde, meio ambiente.

O negacionismo ludibria a opinião pública, salteia a realidade e ignora a ciência a favor de um projeto de poder. E há um método, um planejamento. A eleição de Joe Biden nos Estados Unidos deve desidratar essa doutrina e aumentar o isolacionismo do Brasil.

 

Nosso país não se pauta pela ciência, não vê oportunidades de negócio a partir de um desenvolvimento limpo, com baixa pegada de carbono. O meio ambiente deixou de inspirar negócios e estamos produzindo riqueza apenas na perspectiva da destruição sistemática.

 

Na verdade, a gente pode entender o universo como um conjunto de fenômenos interligados, interdependentes, que interagem o tempo todo. Em uma linguagem bem popular e grosseira: tá tudo junto e misturado. Então, não deveria existir uma separação conceitual [entre espiritualidade e ciência].

O Brasil hoje testemunha um desmonte de políticas de Estado que atravessaram os últimos 30 anos e diferentes governos e criou uma política deliberadamente para desmontar e causar um atraso monumental, na gestão pública e na área do meio ambiente. É algo, aliás, criminoso de acordo com artigo 225 da Constituição, que deixa claro que é obrigação do governante proteger o meio ambiente. Se você sabota políticas públicas de Estado, afrouxa legislação, amarra o trabalho dos fiscais, deixa de cobrar multas e dá poder para crimes ambientais como garimpo ilegal e madereiras clandestinas, você dá um sinal péssimo de desrespeito às leis.

 

No Brasil, há o fracasso do diálogo, e o negacionismo encontra campo para contrapor argumentos e auxilia quem quer transformar a discussão em um debate fundamentalista.

 

LEIA COMPLETO

André Trigueiro tem fé que as coisas vão melhorar no Brasil (uol.com.br)

 

 

Este conteúdo não reflete, necessariamente, a opinião da Casa Espírita Nova Era.

Acesse:

#André Trigueiro


Continue no Canal
+ Nova Consciência