Quem somos: Conscientizar é a nossa missão

” Os Espíritos anunciam que chegaram os tempos marcados pela Providência para uma manifestação universal e que, sendo eles os ministros de Deus e os agentes de sua vontade, têm por missão instruir e esclarecer os homens, abrindo uma nova era para a regeneração da humanidade.” (PROLEGÔMENOS, O Livros do Espíritos)

Criada em Blumenau por um grupo de espiritistas recém-saído de outra casa da região, a Casa Espírita Nova Era completa, em 16 de fevereiro de 2024, 24 anos de fundação. Neste período, a casa já se tornou uma referência na cidade de Blumenau e no Estado de Santa Catarina, em relação ao estudo, divulgação e atendimento baseados na Doutrina dos Espíritos.

A casa reúne semanalmente, atualmente de forma virtual, e no futuro em sua sede, com disseminadores, estudantes e simpatizantes do espiritismo, além de pessoas em busca de consolo e orientação realizados por meio de conversas fraternas.

Após a pandemia, a Sociedade continuará a oferecer  palestras públicas sobre diversos temas às segundas-feiras e quintas0feiras (19h30). Além de cursos regulares para iniciantes e grupos de estudos para pesquisadores e Evangelização Infantojuvenil. Para os dirigentes, o objetivo principal está sendo cumprido com muito trabalho de todo o grupo: Com estudo, o Evangelho do Cristo começa a ser de utilidade prática. Hoje sua atuação é online, com cursos e atendimento.

Desde de 10 de fevereiro de 2001, a Casa está filiada à Federação Espírita Catarinense e possui diálogo aberto a outras organizações situadas dentro do Movimento Espírita Brasileiro, tendo seus monitores proferindo palestras e cursos em outras casas e sociedades espíritas.

A Nova Era torna-se a cada ano uma entidade mais coesa, aproveitando todos os benefícios da diversidade de idéias, considerado por todos a maior riqueza da comunidade. Desta forma consegue-se conversar, analisar, recolher, aproveitar, pensar no bem comum, crescendo, cada um dos participantes, consciente do papel de responsabilidade que possui, enquanto grupo.

A S.E. Nova Era foi declarada UTILIDADE PÚBLICA MUNICIPAL, LEI ORDINÁRIA Nº 7430, em 2009.

História  e visão de futuro

Desde o seu início a casa se dispôs a divulgar a Doutrina dos Espíritos, por entender que o conhecimento de seus princípios e a sua devida aplicação no dia-a-dia das pessoas lhes dariam a tranquilidade para lidar com os problemas comuns que enfrentamos todos. Por isto a Nova Era é, acima de tudo, uma casa de estudos, de pesquisa, em que o Evangelho do Cristo começa a ser de utilidade prática.

A Nova Era acredita que o futuro será sempre a consequência de um presente bem ou mal vivido. Por isto manter a mente aberta, tendo como objetivo a transformação moral do homem – começando, logicamente, cada qual por si – será sempre o objetivo maior de uma casa espírita.

Além disso, a Casa tem como missão estar atualizada com as contribuições que a moderna tecnologia nos pode oferecer. Por isto, desde de 2003, tem presença marcante na Internet, tornando-se um portal de referência em conteúdo de qualidade.  A sua atuação na internet, além de todas informações institucionais, mantém uma atualização constante de conteúdos que estimulem o debate de ideias para a compreensão do Espiritismo inserido na sociedade como um todo.

A Nova Era atua no século XXI com muito otimismo. Consciente de que são chegados os tempos de profunda mudança de paradigmas. A fé cega não basta mais e o ser humano busca respostas claras, precisas, para a solução para seus problemas diários.

Mais e mais pessoas afirmam a sua posição como Espíritas, pois encontraram nesta doutrina as respostas que procuravam. Mesmo os que não se afirmam espíritas, já estão aceitando os seus princípios como verdadeiros, em harmonia com a afirmação que encontramos na Codificação: que chegará a hora em que todos serão espíritas conceituais, no sentido que todos aceitarão seus princípios, pois que eles estão como leis na natureza.

 

A Nova Era acredita que os três aspectos da doutrina, filosofia, ciência e religião tendem a se estabilizar. Mesmo uma casa que não tem condições de pesquisa científica, não deixará de se interessar por ela, de olhar com interesse, e estudar o que está sendo feito neste setor, em outras áreas, religiões, culturas. Por ora, a parte religiosa e também a filosófica é a de maior destaque no Brasil, mas todos estão cada vez mais conscientizados que é através da comprovação científica que o terreno onde pisamos fica mais seguro.

Neste sentido, a Nova Era procura desenvolver em sua relação com a sociedade um diálogo franco e aberto, envolvendo todas as crenças, religiões, filosofias e movimentos, visando a busca de um sentido comum que posam resultar na Paz e na Tolerância entre os espíritos que habitam o orbe do Planeta Terra.

Em 2024, no ano que completa 24 anos, a Casa Nova Era realiza um sonho: a inauguração de uma sede própria em um lugar de fácil acesso em Blumenau, com auditório, salas de trabalho e estudos. Dessa forma, oferece ainda mais perenidade a esse projeto de orientação e consolo a espíritos.

 

Este conteúdo não reflete, necessariamente, a opinião da Casa Espírita Nova Era.


Continue no Canal
+ Institucional