Venha para o LiPE!

Grupo Espírita Manoel Bento (GEMB), local do evento.

Marcelo Henrique

O conhecimento espírita, desde que Kardec organizou a Doutrina dos Espíritos, não se restringe ao que o sábio Professor realizou entre 1857 e 1869.
Do contrário, ele mesmo apregoou a necessidade da continuidade dos estudos, o acompanhamento atento dos progressos das ciências e novos estudos, inclusive com a participação das inteligências desencarnadas, para configurar o que ele denominou de PROGRESSIVIDADE DOS CONCEITOS ESPÍRITAS.

Chegamos à atualidade do Século XXI, com mais de cento e sessenta e dois anos da obra originária, “O livro dos Espíritos”, um pouco distantes das premissas apresentadas e realizadas por Rivail.

Afinal de contas, apesar da considerável e até volumosa produção mediúnica, do incremento no número de simpatizantes e adeptos – sobretudo em terras brasileiras – da existência de um sem-número de expositores (palestrantes), articulistas e escritores espíritas, além dos dirigentes que, vez por outra, também se manifestam – oralmente ou por escrito – acerca de TEMAS ESPÍRITAS, pouco se avançou em termos de ampliação de abordagens ou temas espíritas.

Primeiro porque não há qualquer consenso sobre as produções mediúnicas e o critério de “aferição de verdade” não é realizado de modo frequente, permanente ou organizado. Fica “ad libitum” do freguês (leitor), e se baseia, apenas e tão-somente, em convicções pessoais.

Em uma dissertação pontual inserida na “Revue Spirite” (Dezembro de 1868), Kardec, ao tratar da CONSTITUIÇÃO TRANSITÓRIA DO ESPIRITISMO, propugna a existência de um COMITÊ CENTRAL, para acompanhamento dos avanços científicos e das produções mediúnicas, prevendo um instrumento específico e pontual para a APRESENTAÇÃO DE (NOVAS) TESES e TRABALHOS acerca do Espiritismo.

Diz ele: “Os congressos serão constituídos por delegados das sociedades particulares regularmente constituídas e colocadas sob o patrocínio do comitê por sua adesão e pela conformidade de seus princípios”. Veja-se a clareza de intenções e objetivos, sugerindo e programando, para o movimento “dos espíritas” uma tarefa importante, que deveria acompanhar as instituições espíritas (por todo o mundo), numa forma de manter arejado e atualizado o conteúdo espírita – inclusive para as gerações futuras.

Note-se que Kardec escreveu isso quase como um “testamento”, já que, entre a veiculação deste texto (dezembro de 1868) e a sua desencarnação (março de 1869), transcorreram apenas três meses.
Era, pois, uma tarefa e um convite para o porvir espírita.

Em muitas partes do mundo e, especialmente, no Brasil, ocorrem eventos espíritas. Simpósios, Encontros, Fóruns, Congressos, etc. Mas, em grande parte, o que se vê é a sucessão – quase interminável – de palestras ou conferências, com palestrantes escolhidos e, quase sempre, renomados. O renome pode ser local, regional, nacional ou, até, internacional, em face do tipo e do caráter do evento.

Não há, salvo em situações mais raras e específicas, espaço para debates de ideias e o formato, quase sempre é profundamente limitativo à participação do público, que se situa, apenas, como mero expectador. Eventos com a inscrição de temas livres, então, são muito mais rarefeitos.

O grupo “Espiritismo COM Kardec” está propondo algo que vai na contramão da “tradição” espírita. Em janeiro de 2020, será promovido o Fórum do Livre Pensar Espírita (LiPE 2020), que tem este duplo viés: 1) permitir o debate livre de ideias, com a participação voluntária e fomentada do público presente; e, 2) a apresentação de temas livres, com abordagem e explanação também livres, dentro da área de estudos e pesquisas daqueles que inscreverem seus trabalhos.

Assim sendo, queremos convidar você, que mora no Estado de São Paulo ou que tenha facilidade e interesse na participação, para COMPARECER ao LiPE, para debater conosco!
Este “mini-Congresso”, como Kardec queria, é a nossa singela forma de homenagear o Professor francês e de dizer, claramente, ao segmento espírita: é possível reescrever a nossa própria história e produzir conhecimento espírita útil, oportuno e verdadeiro.
Kardec, em Espírito, sorri…

SERVIÇO:
2o. Encontro ECK – LiPE 2020
25 de janeiro de 2020
8h00 às 12h30 – 14h00 às 18h50h

Local:
Grupo Espírita Manoel Bento (GEMB)
Rua Alfredo Pujol, 79 – Santana – São Paulo

Maiores informações e detalhes:
https://www.comkardec.net/ilipeinformacoes/

Link para participantes: https://www.comkardec.net/inscricao

Este conteúdo não reflete, necessariamente, a opinião da Casa Espírita Nova Era.

Acesse:

#Grupo Espiritismo com Kardec (ECK)


Continue no Canal
+ Marcelo Henrique