Assista a palestra online com o médico José Henrique Rubim.

Dentro da programação do mês “Setembro Amarelo”, o médico José Henrique Rubim de Carvalho deu uma palestra no dia 14 de setembro, transmitida pelo Facebook da Nova Era, com o tema “A presença do delírio psíquico no suicídio”.

Presidente da AME de Nova Friburgo-RJ, Rubim é médico e psicoterapeuta formado pela UFF – Universidade Federal Fluminense.

Em um breve ping pong por e-mail, Rubim respondeu algumas questões do nosso portal.

– Do que se trata o tema “A presença do delírio psíquico no suicídio” ?

Segundo dados doutrinários, no ato do homicídio e do suicídio há um apagamento da razão e da lógica ( influência espiritual obsidente ) levando a um delírio psíquico ou estado de alienação, conquanto também estas criaturas trazem patologias mentais escondidas ou reveladas.

– Após a pandemia, um tema recorrente é a saúde mental das pessoas, que também estão mais atentas a esse fato. Como uma vida abundante espiritualmente pode ajudar a manter uma boa saúde mental? Como isso se processa?

A pandemia tem levado a estados intensos de ansiedade, devido à insegurança e medo que os ansiosos carregam. Temem a morte por faltarem recursos espirituais como a compreensão e a finalidade das doenças, pela carência emocional e ausência de fé. O caminho para o equilíbrio espiritual pauta-se na compreensão das doenças que provêm do Espírito doente e suas desarmonias. É fundamental a promoção do autoconhecimento na libertação das mazelas desta e de outras existências.

– Quais os motivos das instabilidades constantes que todos nós temos? As causas são físicas e emocionais? O que mais pode dizer neste campo para nossos leitores?

Quanto a instabilidade que normalmente acontece, é pelo fato de sermos duais, ou seja, ainda termos em nossos psiquismos os opostos em tensão, que carecem ser visualizados e percebidos para as devidas escolhas no campo moral, através das transformações necessárias.

– As AMEs vem desenvolvendo um ótimo trabalho em todo o Brasil. Como a classe médica como um todo vem atualmente abordando a espiritualidade no atendimento a pacientes?

As AMEs vem fazendo um trabalho magnífico de esclarecimento ao público leigo e não-leigo de espiritualização independente da religião dogmática. Com comprovações ( embora limitadas ) científicas, baseadas em evidências, estamos mudando paradigmas e levando às criaturas o processo de metanóia ou ultreia ( um passo adiante ), que conduzirá à tão felicidade almejada, que é do Espírito, e não da visão hedonista-materialista dos invigilantes.

– Qual a maior mensagem de otimismo que podemos ter em um mundo com tanta instabilidade?

A mensagem de otimismo é a do irrecusável progresso espiritual, que todos nós estamos inseridos e que dependerá do nosso livre-arbítrio, das nossas escolhas, dentro dos princípios ético-morais insubstituíveis, que foram exarados por Jesus Cristo, o supremo médico de nossas almas.

Entrevista a Manoel Fernandes Neto

 

Para assistir

FACEBOOK

Nova Era SE | Facebook

YOUTUBE

 

Este conteúdo não reflete, necessariamente, a opinião da Casa Espírita Nova Era.


Continue no Canal
+ Notícias