Verdade e complexidade

Viva o Espiritismo aglutinando e valorizando seus aspectos integralmente. Recuse a pobreza de conceitos isolados!!!!

Florencio Anton

Jesus exerce sobre mim um grande fascínio e busco vive-lO sem os arroubos do fanatismo religioso, sempre prejudicial à uma dinâmica relacional inclusiva. Jesus sabia que alcançar a VERDADE, em um planeta de provas e expiações, é praticamente uma utopia e por conta dos nossos raciocínios rasos, legou-nos, para além dos Evangelhos, inúmeros outros Apóstolos nas diversas áreas da religião, filosofia e ciência a fim de que a VERDADE, de forma homeopática nos pudesse ir sendo desvelada. Nada mais pedagógico do que essa estratégia!

No caso da nossa Doutrina Espírita temos a VERDADE igualmente diluída em seu tríplice aspecto, de modo que sejam nos da religião, da filosofia ou da ciência teremos ali impregnado o pensamento do Cristo de Deus a respeitar as inclinações, preferências e caminhos de construção do conhecimento de cada ser humano.

É a unidade na diversidade.

Por isso não há nada de simples, redutor-fragmentador, positivo(sentido filosófico-científico)… no Espiritismo.

O conteúdo espírita se sustenta na COMPLEXIDADE e, o pensamento complexo nos ensina a entender e aceitar as condições humanas como partes necessárias e importantes de um todo. Sendo a VERDADE relativa e limitada às percepções de cada pessoa, creio, que o respeito, a tolerância, e a luta pelo bem comum serão muito mais construtivos do que a defesa, no mais das vezes inconsequentes e imaturas, de espaços de crenças e posições.

 

A mesma poesia de Paulo de Tarso, de Pedro, de João, pode ser encontrada em Sêneca, em Sócrates, em Platão, em Agostinho, em Nietzsche, em Foucault… como também em Darwin, em Einstein, em Nikola Tesla, em Newton…

O positivismo segrega, a complexidade respeita as unidades e as congrega…

Pense nisso e viva o Espiritismo aglutinando e valorizando seus aspectos integralmente. Recuse a pobreza de conceitos isolados!!!!

Florencio Reverendo Anton Neto
( Mestrando em educação, membro do grupo de pesquisa em filosofia da educação AGOGÊ, pedagogo e enfermeiro especialista em cuidados paliativos e oncologia)

Este conteúdo não reflete, necessariamente, a opinião da Casa Espírita Nova Era.


Continue no Canal
+ Florencio Anton