Inédito na TV aberta, série sobre Allan Kardec estreia na TV Cultura

Em oito episódios, a experiência documentada por Karim Akadiri Soumaïla, cineasta francês radicado no Brasil, vai ao ar na TV Cultura, na quinta-feira (29/4), a partir das 23h.

Por Anderson Ramos
https://www.ouniversodatv.com/

Estreia, pela primeira vez na TV aberta, a série Em Busca de Kardec . Em oito episódios, a experiência documentada por Karim Akadiri Soumaïla, cineasta francês radicado no Brasil, vai ao ar na TV Cultura, na quinta-feira (29/4), a partir das 23h.

O cineasta francês e também protagonista, diretor e roteirista do seriado ressignifica o luto pela perda repentina de sua filha, Ifa, buscando um caminho espiritual. Em sua viagem em Em Busca de Kardec, Soumaila traz uma abordagem filosófica em relação às pesquisas do ilustre educador francês, que foram divulgadas na França no século XIX e influenciaram o pensamento da época antes de se tornarem circunscritas à religião espírita.

A história do personagem-narrador percorre a França, Suíça e Brasil e se entrelaça com entrevistados, historiadores, sociólogos, antropólogos, adeptos, lideranças e médiuns.

França

Em Paris, ele descobre o interesse do poeta Victor Hugo pelas mesas girantes no século XIX, após a morte da filha Léopoldine. Inicia sua caminhada no cemitério parisiense Père Lachaise, e vai conhecendo a fisionomia do fundador do espiritismo e de sua personalidade de educador, cujo nome de fato era Hippolyte Léon Denizard Rivail (1804-1869).

Em Lyon, sua cidade Natal, Karim entrevista adeptos e pesquisadores.

Suíça

Karim visita o Castelo de Yverdon onde o menino Rivail estudou com o educador Johann Heinrich Pestalozzi. O cineasta descobre que o próprio Allan Kardec se aproximou do espiritismo depois de lutos pessoais. Ele que foi contemporâneo do terceiro surto mundial de cólera (1846-1860), que ceifou milhares de vidas, e viveu cercado de tensões políticas, das Revoluções de 1830 e de 1848, numa época em que se dava o avanço do pensamento científico e o declínio da religião.

A investigação é embasada na pesquisa de Dora Incontri, uma das mais consultadas fontes acadêmicas sobre o espiritismo. A corroteirista da série imprime narrativa imparcial e não proselitista, mas respeitosa, sobre essa que é a terceira mais populosa religião no Brasil (Censo Demográfico – IBGE) e maior movimento espírita do mundo. Contrapondo-se ao adormecimento precoce na França, onde floresceu no século XIX, depois de ter nascido nos Estados Unidos.

Em Busca de Kardec retoma o contexto histórico e a ascensão das filosofias materialistas e niilistas no século XIX, por meio da análise de obras originais, inclusive a primeira edição do Livro dos Espíritos e de entrevistas com estudiosos.

Brasil

Em território brasileiro, o viajante conhece o legado dos guardiões kardecistas, dentre eles o médium Chico Xavier. Constata divergências entre diferentes correntes no país. Como discernir o verdadeiro do falso, como evidenciar a fraude? Dialoga com estudiosos do sincretismo afro-brasileiro, do Candomblé e da Umbanda, para entender o enraizamento das filosofias pós-morte no Brasil.

De descendência afro-caribenha, com raiz Yorubá de Benin, o cineasta nascido em Paris se aproxima das tradições religiosas de Salvador. É também na capital baiana que recebe mensagem perturbadora em uma pintura da fisionomia de sua filha falecida em acidente quando adolescente, transmitida por Florêncio Anton. O médium é o fundador-dirigente do Grupo Espírita Scheilla e acumula a produção de mais de 27 mil telas pintadas, incorporado por 105 pintores desencarnados. A lista abrange Rembrandt, Picasso, Renoir, Van Gogh, Monet, Da Vinci, Lautrec e Chagall.

Episódio final

Karim Akadiri Soumaïla se depara com cartas e manuscritos de Allan Kardec, localizados em São Paulo, onde é radicado. O acervo, que lançará luzes sobre os primórdios do espiritismo, passa por digitalização e tradução para o português. O pesquisador paulista Silvino Canuto de Abreu (1892-1980) adquiriu esses manuscritos antes da Segunda Guerra Mundial, salvando-os dos nazistas que invadiram Paris. Os materiais estão sob tutela da Fundação Espírita André Luiz (Feal).

A série e seu diretor

Em Busca de Kardec é uma série original da LightHouse Produções Cinematográficas, com produção de Ricardo Fadel Rihan. O portfólio do profissional inclui os longas-metragens Bezerra de Menezes – O Diário de um Espírito, As Mães de Chico Xavier e O Filme dos Espíritos, além do trailer político Real – O Plano por trás da História.

Diretor e roteirista, cuja filmografia em seu país de origem inclui o documentário sobre o cineasta norte-americano Brian de Palma, L’incorruptible (Canal Plus) e o longa-metragem Villa Belle France (France Televisions), assistido por mais de quatro milhões de espectadores. No Brasil, dirigiu o documentário sobre o cinema nacional A Retomada (Canal Brasil) e o seriado documental sobre fotografia de moda Fashion Click (FashionTV). Ao longo da carreira audiovisual, já conquistou o Prêmio da Casa dos Escritores Franceses e Prêmio Villa Medicis.

Sobre Dora Incontri

Paulistana, doutora e pós-doutorada em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), jornalista e educadora. É autora de mais de 40 livros, entre obras didáticas e psicografadas, e obras sobre filosofia, espiritismo, espiritualidade e educação. Coordena um projeto de ensino alternativo, a Universidade Livre Pampédia, localizada em Bragança Paulista, no interior de São Paulo.

Leia também:

Cineasta Francês ressignifica luto em contato com o espiritismo

Receba o Newsletter Nova Era e seja avisado de novos conteúdos como este:

 

O Clip que está a trazer esperança nesse momento de crise:

Vai ficar tudo bem – Cristóvam – Andrà Tutto Bene

 

Interessado em mediunidade?

Mediunidade – Questões relevantes

 

Muitas vidas, muitos ensinamentos:

Tire suas dúvidas sobre reencarnação

 

Conheça a Doutrina dos Espíritos ou Espiritismo

 

Yuval Harari: “Maior perigo não é o vírus, mas ódio, ganância e ignorância”

Este conteúdo não reflete, necessariamente, a opinião da Casa Espírita Nova Era.


Continue no Canal
+ Notícias