Nova Era lança projeto de Educação Ambiental

A arte de viver em paz consigo mesmo, uma questão de Ecologia Interior!
A arte de viver em paz com os outros, uma questão de Ecologia Social!
A arte de viver em paz com a natureza, uma questão de Ecologia Ambiental!
(Pierre Weil)

Inicia-se em março na nossa comunidade espírita um novo projeto: Amor em Ação. A Educação Ambiental é o tema a ser trabalhado. Tem como objetivos: a) conscientizar a comunidade espírita a reduzir os impactos ambientais negativos gerados pelos resíduos sólidos desde a produção até à sua eliminação; b) limitar a produção de resíduos e promover a sua reutilização e reciclagem.

Fazemos parte de uma sociedade onde tudo o que importa é o agora. Percebemos o mundo como exterior a nós, explorando a natureza do nosso planeta até não sobrar mais nada. Se amarmos a vida sob todas as suas formas, teremos consequentemente o respeito por ela. Respeitar a vida consiste em, por exemplo, não arrancar flores, produzir lixo, ou pisar em insetos, evitando matar animais inutilmente.

Existem três modos nos quais podemos enxergar a Paz. Cada um deles necessita de uma forma de consciência e de um tipo de ecologia. A paz consigo mesmo se apoia na consciência do ser. A ecologia individual é o primeiro caminho. O recolhimento no silêncio, através da oração e meditação, leva mais rápido à paz interior.

O segundo caminho é renovar o pacto natural entre Terra e humanidade – que é a ecologia da natureza. A Terra nos dá tudo o que precisamos. O terceiro é viver a compaixão não só entre os humanos, mas para com todos os seres. Compaixão como forma de amor e cuidado. Essa consciência do viver social é o que se entende por ecologia social, ou seja, a nossa harmonia com a sociedade e dentro dela.

Deixemos para trás o paradigma de dominação que robustece a destruição em massa e vivamos aquele do cuidado e do respeito que preserva e prolonga a vida.

Pierre Weil
UNIPAZ – Universidade Holística Internacional de Brasília e da Fundação Cidade da Paz
http://www.pierreweil.pro.br/Novas/Novas-61a.htm

Marlene

 

Este conteúdo não reflete, necessariamente, a opinião da Casa Espírita Nova Era.


Continue no Canal
+ Reflexões